MST: Ações de assistência e saúde às vítimas das cheias em Pernambuco

Dezenas de militantes do Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) formaram a Brigada de Solidariedade Che Guevara, que há duas semanas tem realizando ações de urgência em solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes em Pernambuco.

Enchente em pernambuco 2017 - Vinicius Sobreira

As zonas mais prejudicadas pelas enchentes foram as do campo, da zona rural, em que muitos trabalhadores perderam as suas lavouras. Por isso, a Brigada está promovendo campanha de arrecadação de alimentos para todos os pontos do estado e tem prestado assistência à saúde, com técnicos da área, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais, para o processo de cuidado das famílias que estão precisando de ajuda nessas áreas.

Além disso, a brigada também tem realizado diagnósticos da situação das áreas que foram atingidas para poder cobrar a atuação do poder público para recuperação e reestrutura das áreas rurais.

A atuação da Brigada está acontecendo, sobretudo, em dois municípios: Belém de Maria e Palmares, mais diretamente nas áreas rurais, fazendo trabalho de educação e promoção de saúde, além da distribuição de alimentos nessas duas áreas.

O coletivo de saúde do MST está junto nessa articulação, participando e suportando as ações. As pessoas que se sentirem motivadas a se solidarizar com a ação, podem ajudar tanto na arrecadação de alimentos, como de material para curativos e medicamentos. Existem vários pontos de arrecadação nas cidades pernambucanas, como na Universidade de Pernambuco (UPE) no Recife, no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) em Vitória de Santo Antão, entre outros.