Milhares de pessoas tomam as ruas de Hamburgo contra o G20

Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Hamburgo, na Alemanha, neste sábado (8), para protestar contra a Cúpula do G20 que se encerra. Durante os três dias do evento, iniciada na quinta (6), centenas de milhares de manifestantes enfrentaram a repressão da polícia para protestar contra o capitalismo e suas consequências nefastas, que levam milhões ao desemprego e a miséria.

Hamburgo G20 - Reuters

Umas das praças próximo ao local onde foi realizado o encontro foi completamente ocupada por manifestantes. Os manifestantes de diversos setores saíram em marcha pelas ruas da cidade,

A concentração se iniciou em tom festivo, entre grupos de mulheres curdas dançando, bandeiras do arco-íris, grupos de imigrantes turcos denunciando as violações à liberdade de imprensa no país de origem e cartazes de rejeição ao G20, com caricaturas de seus líderes.

O lema dos organizadores é "Solidariedade sem fronteiras em vez de G20" e pretende ser a resposta pacífica aos ataques da polícia para tentar impedir os protestos durante duas noites consecutivas nos bairros de St. Pauli e Altona.

A polícia usou avançou pelas ruas dessa região, a cerca de 300 metros do centro de congressos da Cúpula do G20, com canhões de água e bombas.

Grupos violentos infiltrados nos atos também provocaram depredações e levantaram barricadas em chamas.

A cúpula do G20 termina neste sábado com debates sobre o desenvolvimento da África, as causas da imigração, a luta contra as pandemias e o apoio às mulheres empreendedoras em países em desenvolvimento.