Orlando Silva: Querem tirar o Lula do jogo em 2018

Acaba de sair a notícia da sentença de Sérgio Moro condenando o ex-presidente Lula, no processo que o acusa de ser proprietário de um apartamento no Guarujá, supostamente recebido como propina. É um absurdo, um abuso, uma insensatez.

Por Orlando Silva*

Orlando Silva diz que é possível impedir impeachment no Senado - Agência Brasil

O juiz Sergio Moro investiga esse e outros casos envolvendo Lula há anos. Não conseguiu até agora uma cabeça de alfinete para apresentar como prova material. Apela para ilações e suposições obtidas através de depoimentos de empresários mantidos presos, à margem do processo legal, com o fito de obter delações.

O “crime” cometido por Lula foi dar altivez ao Brasil na cena mundial; foi tirar 40 milhões de almas da miséria, que agora volta a espreitá-las; foi garantir o pleno emprego, que agora se transmuta em 14 milhões de desempregados; foi garantir aumento real do salário mínimo, que agora se vê corroído pelo criminoso corte de recursos. O “crime” de Lula foi fazer o Brasil se reconhecer a si mesmo: fazer o povo se orgulhar de ser povo, o trabalhador se orgulhar de ser trabalhador.

A parcialidade e o uso de todos os meios que justifiquem seus fins – ou seja, condenar Lula, tirá-lo da disputa eleitoral de 2018 e criminalizar a política – têm desmoralizado crescentemente a força-tarefa de Curitiba e levado a questionamentos nos meios políticos e jurídicos, inclusive no Supremo Tribunal Federal.

A farta utilização do aparato estatal para a perseguição política, infelizmente, virou modus operandi na crise política-institucional brasileira. No caso de Lula, fica cada vez mais explícito que o real objetivo é impedir, seja por qual for o meio, a sua candidatura nas próximas eleições. Vivemos às portas de um estado de exceção.

Cabe-nos reagir à altura e não calar. Se um ex-presidente como Lula é vítima do arbítrio, da perseguição e da infâmia, o que pode suceder a qualquer brasileiro que, por algum motivo, esteja à mercê de juízes autoritários e instituições em conflito?

Confio que os tribunais superiores desmascarem a perseguição política evidente e reformem a absurda sentença.

Lula, como qualquer brasileiro, merece um julgamento justo. Por Lula, por todos, pelo Estado Democrático de Direito.

*Orlando Silva é deputado federal pelo PCdoB