Mães precisam de apoio da sociedade para garantir saúde dos bebês

Superar as dificuldades, acreditar no seu corpo, contar com uma rede de apoio, apoiar outras mulheres, outras mães. Contar com a experiência e com a solidariedade de outras pessoas pode ser o caminho para muitas mulheres que não desistiram de amamentar mesmo tendo de início dificuldades.

Amamentação - Reuters

 O lema da Semana Mundial da Amamentação fala de Todos por um bem comum, diz que que ninguém pode amamentar por uma mulher, mas fala também que é com ajuda de todos que uma mulher deve amamentar.

Priscila Oliveira, mãe de Maria Luíza e Sofia não conseguiu realizar o sonho de amamentar a primeira filha, mas não se conformou. Com a chegada de Sofia, Priscila não se deu por vencida e tentou mais uma vez.

A história de Luiza Alves também é um conto de amor, repleto de apoio e persistência. Com a orientação do pediatra, Luiza fez a translactação para garantir a amamentação do primeiro filho que nasceu prematuro.

E a translactação também é um método que pode ser usado com o leite doado. E é para garantir o leite materno a crianças prematuras, que os bancos de leite funcionam no Brasil.

Contudo, o leite recebido nos 221 bancos de leite e nos 119 postos de coleta do país são suficientes apenas para garantir 60% das demandas dos recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais.

A chefe do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil de Brasília, Raquel Prata, fala que o envolvimento da sociedade no apoio às mães que amamentam é importante também para os bancos de leite maternos, porque uma mãe apoiada que vence os obstáculos, não raras vezes torna-se doadora.

E além de garantir uma alimentação ideal e saudável para o bebê, uma melhor recuperação pós-parto para as mães, de salvar a vida de mais de 800 mil crianças no mundo, de evitar doenças e fortalecer o sistema imunológico, de ser aconchego, carinho e segurança… o que mais pode encorajar uma mãe a amamentar?

Apoiar, promover e proteger uma lactante é dever de toda as sociedade.