Estudantes ocupam Secretaria de Fazenda do Rio contra fim da educação

Nesta quinta-feira (17), dia do grande ato das Jornadas de Luta da Juventude, os estudantes ocuparam, por volta das 14h, a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro contra o desmonte das universidades estaduais e contra a gestão do governador do Rio, Pezão (PMDB).

Por Verônica Lugarini*

Ocupação da secretaria de Fazenda RJ - Rebeca Belchior / Cuca da une

Além da luta contra o governo Temer, por eleições democráticas, as Diretas Já e em defesa da Educação pública e gratuita.

De acordo com Eduardo Campos, presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), os estudantes ocuparam a secretaria contra os cortes que vem acontecendo na área da educação no Rio de Janeiro. Os jovens denunciam também o descaso do governo do estádio com os serviços públicos e com seus servidores.

Entoando “Greve Geral” e “Fora Temer”, os estudantes resistem e continuam lutando em diversos estados contra o governo ilegítimo.
“O golpe e os cortes estão aí, mas a juventude tem sido um setor que está reagindo e resistindo. Como no dia 29 de novembro do ano passado, em que fomos o primeiro setor a ir para Brasília enfrentar o golpe e agora, somos novamente a juventude que tem unidade entre as organizações com unidade nacional e é essa capacidade de união que irá fazer com que tenhamos a gente consiga derrubar esse governo golpista e lutar e defender a educação democrática, popularizada, com mulheres, negros e negras e LGBTs nas universidades e o Rio é um dos estados que está amis sofrendo, por isso, vamos lutar e conquistar a educação eu queremos”, disse Jessy Dayane, vice-presidenta da UNE durante a ocupação.

Distrito Federal

No Distrito Federal, estudantes secundaristas e universitários realizaam um ato em frente ao Ministério da Educação para apresentar as pautas de defesa da Educação Pública, contra os retrocessos do desgoverno Temer.


Jornada no Distrito Federal (Foto: CUCA da UNE)

Ceará

Em Iracema-Ceará, osa estudantes realizaram uma manifestação em frente a Secretaria Municipal de Educação como forma de reafirmar o compromisso e a defesa da educação.


Ato no Cerá (Foto: CUCA da UNE)

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, os estudantes realizaram o “Ato Pelo Passe Livre na Jornada de Lutas da Juventude de Belo Horizonte “na manhã desta quinta-feira. Eles saíram da Praça Sete e caminharam até a Prefeitura, no Centro da cidade, exigindo a aprovação da lei do Passe Livre Integral.


Ato em Belo Horizonte (Foto: CUCA da UNE)

São Paulo

Em São Paulo, o ato começa por voltas das 16h desta quinta na Praça do Ciclista, os manifestantes saem em defesa da educação pública e dos direitos estudantis.

Jornadas de Luta da Juventude

Para enfrentar a conjuntura atual a UNE e diversas entidades como União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, a Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), entre outros movimentos, convocaram a Jornada de Lutas da Juventude.

“Esse ano, em especial, nós falaremos sobre a necessidade de reestabelecer a democracia através de novas eleições, a defesa da universidade pública, do Fies e do ProUni que são programas que também tem passado por mudanças autoritárias, inclusive, sem nenhum tipo de diálogo com os estudantes ou com a comunidade acadêmica. Então será uma Jornada de Lutas com a intenção de mobilizar os estudantes a acreditarem na nossa luta e a acreditarem que sem a luta tudo é mais difícil”, disse a presidenta da UNE, Marianna Dias em entrevista ao Portal Vermelho.

Além dessas pautas, a mobilização também é contra o conservadorismo que prevalece no governo de Michel Temer, como a Reforma do Ensino Médio, a proposta da Lei da Mordaça, propostas de cobrança de mensalidades em universidades públicas, cortes no financiamento da ciência, tecnologia e pesquisa nacional e contra os ataques aos direitos das jovens mulheres, negros e negras e LGBTs.