Jô Moraes: Lutar contra a privatização da Cemig

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) se pronunciou nesta quinta-feira (24) sobre a tentativa de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), durante o Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, em Betim, Minas Gerais.

Jo Moraes

Na ocasião, a deputada declarou: “Vamos impetrar sistematicamente ações populares contra a venda de nossas hidrelétricas. Porque com as usinas vão-se os terrenos, a água, a energia, bens que são patrimônio dos mineiros, dos brasileiros. Não vamos entregar a Cemig”.

Com o anúncio feito pelo Governo Temer de privatizações e concessões de bens país afora, ainda neste ano e em 2018, as discussões do Fórum, no território de Betim, também refletiram perplexidade e rejeição às medidas.

Jô conclamou a população local a se integrar na luta para impedir a privatização da Cemig e das demais riquezas estratégicas de Minas e do País. “Temos de estar unidos, determinados contra a entrega do controle da soberania nacional ao capital financeiro. Mesmo setores do governo estão contra essa sanha privatista da gestão Temer. Ele quer passar até o controle da Casa da Moeda, que é estratégico para a soberania por dizer respeito à produção da moeda, à emissão de passaportes”, enfatizou.

Segundo Jô, “a comunidade é a principal construtora das políticas públicas. É ela que demanda, pressiona e impulsiona os governantes a agir. É ela que faz a história. A democracia floresce na diversidade. Esta é a hora de mudar. A bancada federal está presente em todos os Fóruns para dizer aos mineiros que assume as decisões tomadas nesses encontros regionais”, disse. 

Herança

Já o secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, que representou o governador Fernando Pimentel no evento, destacou que mesmo em cenário de crise financeira “Minas está agindo, realizando obras. A iniciativa dos Fóruns Regionais é um dos passos para resolver os problema”, afirmou ao destacar que o atual governo herdou um déficit orçamentário de R$ 8 bilhões.