Cade recomenda reprovação de venda da Liquigás pela Petrobras

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta terça-feira (29) que deu parecer negativo sobre a venda da Liquigás, subsidiária da Petrobras, à Companhia Ultragaz. O órgão identificou preocupações em relação à concorrência no mercado.

Botijão de gás - Foto: Thinkstock

Para o conselho, essa venda geraria sobreposições elevadas de mercado na maioria dos estados analisados e também, analisa o documento o Cade, haveria um monopólio do mercado com a união das duas empresas.

A compra da Liquigás pela Ultragaz, aponta a Superintendência, “significaria a eliminação de um concorrente relevante em um mercado onde as quatro maiores empresas respondem por mais de 85% de toda a oferta.”

Ainda segundo o Cade, o parecer será encaminhado ao tribunal que será o responsável por autorizar ou recusar a operação.

O negócio, avaliado em R$ 2,8 bilhões, foi aprovado em novembro de 2016 pelo Conselho de Administração da Petrobras.

Por meio de nota ao mercado, a Petrobras informou que tanto a empresa quanto a Ultragaz acreditam que “há iniciativas capazes de solucionar as preocupações concorrenciais levantadas pela Superintendência-Geral do Cade”.