A catástrofe humanitária de Houston começou bem antes da tempestade

Segundo Wen Stepherson jornalista do The Nation, a catástrofe é resultado de “décadas de negligência, desigualdade e privação de direitos[…]cientistas climáticos, como Michael Mann dizem há anos que alagamentos cataclísticos são esperados em um mundo aquecido. Em breve, o dano em Houston começará a ser avaliado: as vidas perdidas, as infra-estruturas destruídas, os meios de subsistência que foram levados. Mas a catástrofe humana começou muito antes da tempestade

houston

Situação dos moradores de Houston:

Uma reportagem da Carta Capital ilustra as dificuldades dos moradores de Houston:  "'Não temos água', disse John Moraida, que se mudou para Victoria há 13 anos, […]'Me sentei e, da minha casa, vi toda destruição. Telhados voando, árvores caindo… Foi muito forte. A única água que temos tivemos de ir buscar. E o que estamos fazendo é coletar água da chuva', acrescenta.

Teresa Reeder não hesitou em apontar suas maiores preocupações: 'Água e eletricidade, claro. A água, sem dúvida, pelas bactérias que estão ali. A eletricidade, porque não podemos pôr nada para funcionar', afirmou.

A culpa das refinarias e petroquímicas e do governo negligente

De acordo com o jornalista Wen Stepherson, “As comunidades adjacentes às refinarias e petroquímicas do canal de barcos em Houston – o maior complexo de refinação e petroquímica do país – e ao longo da costa do Texas, de Corpus Christi a Port Arthur, estão expostas não apenas a poluentes do ar mortais todos os dias, mas também a uma ameaça de lançamentos tóxicos maciços à medida que as águas das inundações se enfurecerem".

O jornalista do The Nation conta que, "minha amiga Liana Lopez vive no lado leste de Houston e ela conta que desde que a tempestade ocorreu, a Defesa da Justiça Ambiental do Texas (TEJAS) relatou odores químicos avassaladores nas comunidades perto do Canal do Navio, vindo da direção das refinarias. Medos justificados de um desastre tóxico, há muito esperado, são altos. Ainda assim, como ela me disse em um e-mail, as corporações foram avisadas por décadas por comunidades e cientistas, por meios legais e burocráticos, que esse tipo de evento de inundação era possível. Eles não apenas ignoraram, mas lutaram contra os pedidos para atualizar suas refinarias para enfrentar os impactos climáticos. Agora, ela ressalta, 'o custo para limpar os derramamentos de produtos químicos no rescaldo de Harvey não será cobrado das corporações. O custo será virá das contribuições estatais".

Para concluir Stepherson diz que "também não é provável que essas mesmas corporações sejam obrigadas a se preparar para a próxima tempestade – e a seguir aquilo. Sob a administração Obama, o governo federal começou a dar os primeiros passos para preparar a infra-estrutura da nação para mudanças climáticas. No início deste mês, Trump destruiu a ordem de Obama exigindo novos projetos de infra-estrutura para explicar os impactos climáticos, como o aumento do nível do mar. Basta dizer que é improvável que os governos controlados pelos republicanos em Austin e Washington imponham novos regulamentos de resiliência climática aos seus benfeitores corporativos".

Trump reforça seu preconceito e xenofobia:

Para Stepherson, “a mensagem é inconfundível, temos um presidente que “tomou o lado” de supremacistas brancos contra a Constituição e o Estado de direito e agora isso coincidiu com as notícias do Texas de que os pontos de controle da Patrulha Fronteiriça (entre os EUA e o México) permaneceram em operação apesar da tempestade. Isso aumentou a perspectiva de pessoas com medo da aplicação da lei, e que tiveram que escolher entre a deportação e o afogamento”.
E é dessa forma que Trump demonstra estar levando seu governo: sem se importar com os direitos ou até a vida de minorias. A partir do momento em que os moradores de Houston se tornarem refugiados climáticos que direito o governo lhes dará?

Se Trump for realmente ajudar no desastre ele terá que mudar de estratégia

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (Fema) prometeu cortar a conta de alívio de desastre dos EUA em US$ 876 milhões. O projeto de lei, que foi lançado antes que Harvey acontecesse foi aprovado para ajudar a arrecadar dinheiro para construir o muro fronteiriço (entre EUA e o México) proposto por Trump.

Se Trump pretende cumprir sua promessa de ajudar os moradores de Harvey ele terá que rever seus planos em relação ao muro.

Adaptar-se as mudanças climáticas

Para Stepherson, “A verdade é que os democratas nacionais nos dão pouca razão para acreditar que estão prontos e dispostos a enfrentar a nossa realidade climática. Como não dá para adaptar-se a 50 polegadas de chuva em uma tempestade – e sem uma mobilização de toda a sociedade para transformar todo o nosso sistema de energia, tornando os combustíveis fósseis obsoletos, as inundações como Harvey trouxeram serão vistas como não excepcionais em um aquecimento catastrófico planeta. Na verdade, eles já são comuns. Quando Harvey se aproximou do Texas, mais uma inundação épica atingiu o sul da Ásia, como uma feroz monção colocou um terço de Bangladesh debaixo d'água e deixou mais de 1200 pessoas morrendo em todo o país, na Índia e no Nepal, com milhões de pessoas sem-teto”.