Presidente mexicano anuncia plano de reconstrução após terremoto

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quarta-feira (21) três etapas de ação após o forte terremoto da última terça-feira e pediu aos voluntários que apoiem o trabalho de auxílio às vítimas. "Somos todos um quando se trata de salvar uma vida", disse. Até o momento, as autoridades registraram 230 mortes por conta do terremoto de magnitude 7,1.

Enrique Peña Nieto terremoto - Efe

Em uma mensagem à nação, Peña Nieto detalhou que a resposta do governo será dividida em três partes: apoio à população afetada, elaboração de um censo abrangente de danos materiais e reconstrução.

Este último, segundo ele, "exigirá inicialmente a demolição de edifícios com danos estruturais irreparáveis e a remoção de detritos".

"Nesta etapa será necessária a participação ativa do setor privado e da sociedade como um todo durante as próximas semanas", disse.
Além disso, fez um "reconhecimento aos voluntários que estão auxiliando incondicionalmente aos necessitados", e agradeceu também, em nome da nação, "as milhares de mensagens de solidariedade e incentivo de todas partes do mundo".

"O México aceitou a ajuda técnica e especializada que nos ofereceram diversos países, em particular a Espanha, Estados Unidos, Israel, Japão e outras países latino-americanos que têm reconhecida experiência em resposta a desastres naturais como os que enfrentamos", afirmou.

O presidente assegurou aos moradores das áreas afetadas que não estão sozinhos. "Trabalhando lado a lado, vamos seguir em frente", declarou.

"Diante da força da natureza, todos somos vulneráveis e por isso todos somos um, quando se trata de salvar uma vida ou ajudar uma vítima. Se algo distingue os mexicanos é a generosidade e a fraternidade", acrescentou.