CTB-RJ classificou como "irresponsável" ato da Fentect contra central

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada na última sexta-feira (29) pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio de Janeiro (CTB-RJ) sobre manifestação da Fentect e da oposição do Sintect Rio de Janeiro:

CTB bandeiras - Reprodução

Fascistas não passarão!

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Rio de Janeiro manifesta, através da presente nota, seu choque e seu repúdio ao ato irresponsável feito pela militância da FENTECT e da oposição do Sintect Rio de Janeiro.

No ato, realizado em frente à sede dos Correios, inverdades foram proferidas pelas forças políticas opositoras e a bandeira de nossa central foi queimada, o que demonstra o grau de ódio que beira o fascismo presente na atividade.

Nós, que representamos o sindicalismo classista, condenamos com veemência a atitude da militância da FENTECT e da oposição do Sintect-RJ e ressaltamos que centrais sindicais e movimentos sociais não são os inimigos da CTB: nós defendemos a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras contra os retrocessos e contra o fascismo.

Num momento em que figuras como Donald Trump preside uma das maiores economias mundiais e que Jair Bolsonaro se destaca nas pesquisas de intenção de voto em nosso país, a propagação do ódio como ferramenta de disputa política é algo que não imaginaríamos ver no meio da disputa sindical.

A bandeira da CTB, da CUT, da CONLUTAS ou de qualquer outra Central Sindical, entidade do movimento social ou Partido Político deve sempre ser respeitada. Nossas divergências devem ser tratadas no campo da política e o ódio gerado por manifestações como a da militância da FENTECT e da oposição do Sintect-RJ apenas fortalecem os setores fascistas e reacionários, que negam a política e buscam um programa de opressão e violência contra a esquerda, os movimentos sociais e os trabalhadores.

A atual FINDECT nasceu do rompimento com a FENTECT por conta do envolvimento de diversos dirigentes desta federação com o esquema corrupto do Vale Farmácia, que envolvia a empresa e o governo. Assim, a FINDECT nasce com o compromisso ético de lutar por uma gestão transparente e de combate a desvios na ECT.

É falsa a acusação sobre o plano de saúde. Nós levamos a situação do plano de saúde para a justiça antes do início da negociação coletiva, sendo assim, esse tema será resolvido na esfera judicial apropriada.

A oposição, que tem como prática puxar greves ilegítimas que geram descontos salariais na classe trabalhadora, como a greve do dia 19, taxada de abusiva pelo TST e que vem gerando grande problema para os trabalhadores, precisa aprender que calúnias não irão iludir os trabalhadores.

A CTB segue firme ao lado da FINDECT e do SINTECT-RJ em defesa dos trabalhadores dos correios e por uma cultura de movimento sindical com foco na política e que ponha fim a ataques levianos de setores que, após derrotados nas urnas, não conseguem encontrar um rumo para sua própria atuação.

Rio de Janeiro, 29 de Setembro de 2017

Paulo Sérgio Farias
Presidente da CTB-RJ