PCdoB de Santos elege nova Direção

Com ato político, apresentação cultural e homenagem a histórico camarada, o PCdoB de Santos realizou sua Conferência Municipal no último sábado (30/09), que elegeu a nova direção e o novo presidente do Comitê Municipal, Thiago Andrade.

Precedido por uma bela apresentação infantil
de dança da H&D Infinity e da bateria da UJS, a Conferência do PCdoB de Santos se iniciou com ato político, marcado pela presença do deputado federal Orlando Silva, a ex-presidenta da UNE Carina Vitral, o presidente do Diretório Municipal do PT, Bartolomeu Pereira de Souza, além da ex-presidenta do PCdoB Renata Bruno e do presidente do Sindest Santos, Fábio Pimentel.

Renata abriu afirmando que o PCdoB funciona de maneira distinta de outros partidos, porque nele o debate é realizado das bases até a Direção Nacional. “É o partido que tem a possibilidade da expressão da opinião de todos, formando uma unidade de Norte a Sul do Brasil”. Ela explica que esse processo só é possível porque são realizadas conferências a cada dois anos, onde a são debatidos os rumos do partido na cidade, no Estado e no País. E se dirigiu à plateia: “Nós estamos felizes em ter vocês aqui, mas queremos que o partido cresça cada vez mais, que mostre que tem um projeto popular, em defesa do trabalhador, dos nossos direitos. E nomes para defendê-lo”.

Orlando Silva, que também é presidente estadual do PCdoB, agradeceu a presidenta cessante pelo trabalho dela também como coordenadora da Macrorregião, referindo-se às dificuldades de firmar o partido na Baixada Santista, onde os comunistas lançaram duas candidaturas próprias nos dois municípios de Santos e Guarujá. Orlando deu boas vindas aos novos filiados. “Vocês têm muito a nos ensinar. Para nós do PCdoB é fundamental aprender com a experiência daqueles que chegam, porque essa vivencia é muito importante para nos formar como uma organização política”, afirmou.

Candidata a prefeita em 2016, Carina Vitral considera que quando ela apresentou “um novo futuro para Santos” (mote da sua campanha), muita gente achou que não era o momento, porém, havia a certeza de que a hora do PCdoB dirigir essa cidade ainda chegará. “O PCdoB de Santos, quando se desafiou a apresentar candidatura própria, mostrou a sua cara para a cidade, mostrou que nós temos lado: é o lado do nosso povo. Acho que a Cidade entendeu que tem muito futuro pela frente”, opinou Carina.

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Bartolomeu Pereira de Souza saudou a realização dessa conferência e do processo do 14º Congresso como um todo. “É com muita satisfação e esperança que observo toda essa militância envolvida nos debates, sabendo que isso vai desembocar na continuação da resistência ao golpe que permanece, fortalecendo a resistência aos ataques contra os direitos da classe trabalhadora”, disse. Já Fabio Pimentel, brevemente, disse possuir grande perspectiva a respeito dessa nova fase do PCdoB em Santos, principalmente se ela já se inicia com uma conferência grande.

O camarada Orlando Silva comentou a importância dos direitos conquistados pelo povo brasileiro, que estão sendo ameaçados pelo presidente ilegítimo Michel Temer e qual é o papel do Congresso do PCdoB. “Nosso 14º Congresso é para pensar o que foi o último período, a realidade do Brasil, como fazer pra garantir direitos, para armar nosso povo para fazer uma luta mais forte em defesa da soberania do Brasil, da Democracia e dos Direitos Sociais”, afirmou.

Em seguida, a dirigente estadual do PCdoB, Julia Roland, fez uma apresentação das teses do 14º Congresso do PCdoB. O documento tem quatro eixos: Conflitos e tensões no mundo, ofensiva imperialista e luta dos povos; Balanço dos governos Lula e Dilma e avaliação do desempenho do PCdoB; Governo ilegítimo contra o Brasil e o povo; Fortalecer o PCdoB e elevar seu papel na resistência. Sinteticamente, ela abordou os principais tópicos do projeto de resolução, destacando a necessidade de construção de uma ampla frente social e política para enfrentar esses ataques ao povo brasileiro. “Mas para conseguirmos colocar em prática isso, precisamos ter um PCdoB mais forte e estruturado”, ressaltou Julia.

Homenagem

Após um breve debate sobre as teses, Renata Bruno agradeceu ao conjunto da Direção Municipal que ajudou a “plantar a semente” que agora começa germinar e crescer, enfatizando o trabalho coletivo do PCdoB. Esse foi o gancho para a homenagem ao camarada Frederico Lopes Neto, o Fred, que recebeu uma placa em agradecimento, gravado um poema de Thiago de Mello. “Digo para vocês que essa planta que brotou aqui é resultado de uma vida inteira de luta de camaradas abnegados, que foram da área de influencia do Partido quando ele ainda era clandestino. Que dedicaram sua vida ao nosso partido em diversas tarefas e ajudaram a conduzi-lo até agora na direção do PCdoB em Santos”, afirmou Renata. “O Partido é grato a este homem, que aguentou e ajudou a sustentar o partido em Santos quando tudo estava escuro”, refere-se a Fred, que deixa a Direção Municipal, mas continua ativamente na militância.

“Agradeço, sinceramente não esperava. Essa surpresa é até perigosa para quem operou o coração como eu”, brincou Fred. “Eu já não tenho as mesmas condições físicas e de saúde, mas vejo a juventude que está chegando e fico muito feliz. Os mais velhos têm que ir abrindo espaço para os mais novos. Mas vou continuar militando, dedicado a estudar a economia solidária, entre outros assuntos”, concluiu.

No balanço da organização da Conferência, Thiago Andrade informou que 124 pessoas assinaram presença, dentre os quais 74 delegados (filiados). Além disso, ele destaca que mais de 300 pessoas foram convidadas. Destas, 115 confirmaram presença, o que quer dizer o número de pessoas presentes foi superior. Segundo ele, há 81 militantes organizados nas 10 bases em funcionamento. Essas Organizações de Base reuniram-se 28 vezes durante o processo de conferência, tendo suas Assembleias de Base reunido 144 pessoas. Foram 159 novos filiados até então.

Nova direção

A nova direção municipal agora conta com 29 membros, incluindo o jovem e experiente camarada Thiago Andrade, na tarefa de presidente. Ele tem trajetória importante no movimento estudantil e na União da Juventude Socialista. “Espero poder honrar essa tarefa tão importante de presidir o partido em Santos, que foi presidido por grandes mulheres, como a Renata, e uma mulher muito especial, Lilian Martins, com quem tive a honra de conviver, militar e de aprender. Pretendo fazer jus a este legado de mulheres guerreiras que constroem diariamente nosso partido”.

“Firmo o compromisso de que nós vamos trabalhar juntos, coletivamente com a Direção, construindo nosso partidocotidianamente,buscando chegar ao nosso objetivo de disputar os rumos dessa cidade, de fazer Santos voltar a se alegrar. O que nos dá essa força são os 95 anos do PCdoB em defesa dos trabalhadores e do povo brasileiro”, asseverou Andrade.

"Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia."

Thiago de Mello