Lula: Quando gente de cima quer resolver a economia quem paga é o povo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de atos nas cidades de Ferraz e Vasconcelos e Guarulhos, em São Paulo, nesta segunda-feira (16). Com a participação de dezenas de lideranças políticas e dos movimentos sociais, Lula apontou as perdas de direitos advindas com o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff e convocou uma reação em 2018, nas eleições presidenciais.

Lula - Ricardo Stuckert

"Hoje cada casa tem um desempregado. O salário está diminuindo. Toda vez que gente lá de cima tenta resolver economia quem paga o pato não é o Paulo Skaf, quem paga o pato é o povo pobre", disse. “Toda vez que chega alguém e começa a cuidar dos pobres eles querem derrubar essa pessoa", frisou.

Lula lembrou que antes de ser eleito presidente, perdeu as eleições em 82, 89, 94 e 98. "Voltei quieto pra casa. O Aécio perdeu uma e deu um golpe, e está aí o resultado", frisou.

Sobre a perseguição que enfrenta no Judiciário, Lula afirmou que é resultado do inconformismo com a derrota nas urnas. "Eles podem ganhar de mim outra vez, eu aceito. Mas sacanagem jurídica não. Vamos pra eleição, quem ganhar leva", disse o ex-presidente, que criticou aqueles que tem como objetivo torná-lo inelegível.

"Eu peguei esse país quebrado e paguei a dívida com o FMI. Esse país é possível. Eu não aprendi economia na universidade, respeito quem aprendeu. Mas eu aprendi com uma mãe analfabeta que conseguiu criar oito filhos", destacou.

E acrescenta: "Eu sei o que é a fome, o que é o desemprego, o que é uma criança não poder estudar, o que é o despejo de uma casa. Tudo isso eu já passei. E é por isso que eu tenho o povo brasileiro nas minhas entranhas. E é por isso que estou me preparando".

Lula também citou o retrocesso da reforma trabalhista, que entrará em vigor a partir do dia 11 de novembro, e o aumento dos preços. "Quanto custava o gás de cozinha no meu governo? Fiquei oito anos sem aumentar", relembrou. "Tenho pena dos sindicalistas de hoje em dia que vão precisar começar tudo de novo. Perdemos direitos conquistas em 1943", enfatizou.

Agenda

Lula tem uma intensa agenda por São Paulo e, em seguida, embarca para Minas Gerais com sua caravana Lula Pelo Brasil na próxima segunda-feira (23).