PC da China receberá cooperação dos partidos não comunistas

O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, pediu pelo fortalecimento da cooperação entre o PCCh e os partidos políticos não comunistas do país para realizar, com esforços conjuntos, o sonho chinês de revitalização nacional.

Xi Jinping

Xi fez as declarações em uma reunião realizada pelo Comitê Central do PCCh para solicitar as opiniões dos membros dos partidos políticos não comunistas sobre o projeto do relatório para o 19º Congresso Nacional do PCCh, que começará em 18 de outubro, segundo um comunicado publicado no domingo.

Depois de escutar as opiniões dos participantes, Xi disse que durante muito tempo o PCCh teve a prática de solicitar as opiniões sobre as políticas e decisões mais importantes do PCCh e do país aos comitês centrais dos partidos não comunistas, importantes personalidades da Federação Nacional de Indústria e Comércio da China e às pessoas sem afiliação partidária.

Xi disse que o relatório a ser apresentado no 19º Congresso Nacional do PCCh deve conter a sabedoria de todo o Partido, corresponder às expectativas da população e desempenhar um significativo papel de liderança no desenvolvimento do país, assim como ter influência positiva na comunidade internacional.

"Para atingir a meta, devemos aproveitar ao máximo a democracia no processo de redação e melhorar nossa pesquisa e estudo", acrescentou Xi.

O Comitê Central do PCCh estudará com grande cuidado as opiniões apresentadas pelos participantes e as incorporará nas revisões do projeto do relatório, indicou.

Para aderir ao socialismo com características chinesas e melhorá-lo, a tarefa chave consiste em defender e melhorar a cooperação multipartidária e consulta política sob a liderança do PCCh, assim como desenvolver a democracia consultiva socialista para que os partidos políticos não comunistas da China e as pessoas sem afiliação partidária possam desempenhar melhor seu papel, acrescentou Xi.

Xi deseja que os comitês centrais dos partidos não comunistas, a Federação Nacional de Indústria e Comércio da China e as pessoas sem afiliação partidária mantenham o consenso político sobre o apoio à liderança do PCCh e sobre a manutenção do caminho socialista com características chinesas.

Xi também espera que eles possam fortalecer firmemente a confiança no caminho, teoria, sistema e cultura do socialismo com características chinesas, analisando a situação no país e no estrangeiro para construir um consenso político e fazer convergir as forças das diversas fontes.
Representantes de partidos não comunistas e pessoas sem afiliação partidária reconheceram os importantes avanços realizados pelo Comitê Central do PCCh com Xi Jinping no núcleo desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012.

O Comitê Central do PCCh atingiu os êxitos analisando de forma apropriada a situação atual na China e no mundo, com grande coragem política e com um forte sentido de responsabilidade, assim como com esforços para impulsionar a disposição geral do país e o plano estratégico das "Quatro Abrangentes", indicaram os representantes.