“China Bela”: o progresso aliado à tecnologia e à sustentabilidade

Nesta quarta-feira (18), durante o 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) no Grande Palácio do Povo, no centro de Beijing, o presidente Xi Jinping falou da importância de investir na tecnologia e na pesquisa cientifica para proporcionar uma vida melhor aos chineses e avançar ecologicamente

Por Alessandra Monterastelli *

China Congresso PCch - Foto: Diário do Povo

Durante seu pronunciamento, o presidente Jinping pediu esforços para tornar a China um país de inovadores e alcançar as áreas fronteiriças de ciência e tecnologia.

“A inovação é a força primária para impulsionar o desenvolvimento e é o apoio estratégico para a construção de uma economia modernizada”, disse ele, completando que o plano será “intensificar a pesquisa básica em ciências aplicadas, lançar grandes projetos nacionais de ciência e tecnologia e dar prioridade à inovação em tecnologias genéricas chave, tecnologias de ponta, tecnologias modernas de engenharia e tecnologias revolucionárias”.

O objetivo é fazer com que a China aumente sua força quanto a ciência e tecnologia, qualidade de produtos, espaço aéreo, ciberespaço e transporte; além disso, o país pretende tornar-se cada vez mais digitalizado, até constituir-se como “sociedade inteligente”.

Tudo parte da China Bela

O partido se comprometeu em satisfazer a demanda do povo chinês para uma vida melhor. A ideia já foi adicionada ao relatório do congresso, considerado o documento mais importante em termos de discurso político; em seu texto, a expressão "mei hao sheng huo" em chinês, que pode ser traduzida como "uma vida melhor" ou "uma vida feliz", apareceu 14 vezes.

Segundo o Xinhua, o relatório indicou que o socialismo com características chinesas entrou em uma nova era e anunciou um plano de desenvolvimento de duas etapas para construir um grande país socialista moderno até meados do século 21, quando a República Popular da China celebrará seu centenário de fundação.

Xi fez também críticas, afirmando que o que a China enfrenta atualmente “é a contradição entre o desenvolvimento desequilibrado e inadequado e as necessidades sempre crescentes do povo por uma vida melhor". Segundo ele, além das necessidades materiais e culturais, a demanda por democracia, Estado de direito, equidade, justiça, segurança e um ambiente melhor também cresceram. Uma gestão ótima, portanto, deve ser uma gestão centrada no povo.

A iniciativa da China Bela foi lançada. “As águas limpas e montes exuberantes são nossos ativos inestimáveis" declarou o presidente comunista.

O Partido promete desenvolver nos próximos anos a democracia socialista, fortalecer o poder cultural, continuar a construir uma China bela, melhorar o bem-estar do povo e desenvolver novas medidas para a governança social.

Meio ambiente, uma prioridade

Jinping ainda declarou no 19º Congresso que a China desenvolverá um sistema de reservas naturais composto principalmente por parques nacionais, ainda dentro do projeto China Bela.

A ideia é estabelecer instituições de administração de recursos ativos naturais e estatais, além da supervisão de ecossistemas naturais.

A medida tem como objetivo reformar o sistema de regulamentação ambiental do país a fim de obter avanço ecológico.