Audiência pública debaterá defesa dos Bancos Públicos

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) reforça a luta em defesa dos bancos públicos e se junta aos parlamentes cearenses na criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, cujo lançamento acontece durante Audiência Pública conjunta, na próxima sexta-feira (27), às 9h, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, por proposição conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal, articulados pelo Sindicato.

Audiência pública debatera defesa dos Bancos Públicos

Os trabalhadores bancários da base do SEEB/CE são convocados a somarem-se nesta mobilização que luta, em primeiro lugar, na defesa dos empregos e também na defesa da atuação dos bancos públicos em prol do desenvolvimento social do País, especialmente voltados para os mais pobres.

São convidados Rita Serrano, conselheira eleita do Conselho de Administração da Caixa e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas públicas, e Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, bem como os Deputados Estaduais e Vereadores de Fortaleza, signatários da propositura. Foram convidados todos os prefeitos e vereadores do Interior do Ceará.

O desmonte dos bancos públicos promovido pelo governo Temer fica evidente com os cortes no acesso ao crédito para a população, além da entrega de parte dos serviços à iniciativa privada. Para os bancários, os programas de desligamento voluntário promovidos na Caixa e a reestruturação no BB são indícios de um programa de privatização dos bancos públicos, que precariza o atendimento à população e sucateia as estruturas das instituições.

Outro indício dessa ameaça de privatização é a realização de estudos visando a incorporação do Banco do Nordeste ao Banco do Brasil e sobre a manutenção do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNE) no BNB.