José Martí para crianças: para instigar pequenos pensadores

Imagine o impacto de disseminar o pensamento de José Martí entre os pequenos? É isso que a escritora norte-americana Emma Otheguy pretende fazer ao lançar um livro ilustrado com o pensamento do intelectual cubano para crianças. Trata-se da obra Martí song for freedom (Martí e seus versos pela liberdade). O livro foi lançado até agora em espanhol e inglês.

José Martí para crianças - Divulgação

O livro ilustrado conta, com linguagem lúdica, a história da vida e da obra do político, ensaísta, poeta e pensador cubano, José Martí, que lutou pela independência da ilha e deixou um importante legado para os povos latino-americanos.

Com as ilustrações de Emma, o livro traz os versos das poesias de Martí de uma maneira acessível ao universo infantil. No texto de apresentação, a autora destaca o compromisso de Martí com a luta revolucionária.


A criança que "salvou Martí" durante o furacão que atingiu Cuba neste ano. O pequeno foi flagrado resgatando um busto do herói nacional em meio aos escombros 


Mesmo que a obra seja destinada aos pequenos, ela não reprime as passagens dolorosas da vida do intelectual que passou anos de sua vida no cárcere, submetido a trabalhos forçados, nem sua morte no campo de batalha.

“José Martí contribuiu para a libertação de Cuba e deixou a todos nós seus versos singelos que cantam no ritmo da vida real e evocarão para sempre a liberdade”.