Temer usa jantar para tentar angariar votos para mudar Previdência

Sem os votos necessários para alterar as regras previdenciárias, Michel Temer usará seu artifício preferido para tentar virar o jogo: um jantar para 300 parlamentares nesta quarta-feira (22), no Palácio do Alvorada. O regabofe, que deve contar com a presença de economistas de fora do governo, mas alinhados com a visão de Temer, servirá para tentar convencer deputados da base que ainda estão resistentes à matéria, sobretudo às vésperas de ano eleitoral, a aprovarem a proposta ainda este ano.

Temer jantar - Reprodução da Internet

O jantar deverá servir como um termômetro para medir o apoio à PEC 287/16 e, com isso, as reais chances de Temer conseguir apresentar ao mercado uma de suas maiores promessas. No entanto, diante da resistência à matéria, o próprio presidente já vem anunciando o enxugamento das alterações.

Durante o jantar, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da Reforma da Previdência, deverá a nova versão do texto, que terá como foco a idade mínima de 65 para homens e 62 para mulheres, a regra de transição de 20 anos e a unificação dos sistemas de aposentadoria dos setores público e privado.

Segundo Temer, o novo texto deve gerará uma “economia menor” – de R$ 468 bilhões num prazo de dez anos, em vez de R$ 760 bilhões –, “mas é melhor do que nada”. Em outra frente, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, terá encontro com a bancada ruralista para ver ajustes da MP do Funrural – numa clara demonstração que o governo está disposto a mais uma vez negociar com os ruralistas para garantir votos importantes para o governo.