Uma espécie que é proibida de não sonhar

A vida de um revolucionário é resumida em uma batalha sem trégua, sem descanso, na busca de uma causa. Norteados por uma fé inabalável na vitória, um espírito permanente de otimismo e movidos pelos mais puros valores e convicções que alimentam idéias, os revolucionários são capazes de desafiar tempestades e mudar o mundo

revolução cubana - Raúl Corrales

Esse tipo de homem e de mulher cresce diante das dificuldades. Para eles e elas, não há impossibilidade. Não há obstáculo intransponível. A tempestade é um estímulo. A vitória é sempre segura. A derrota não é concebida, e quando isso acontece, ela não os diminui. Isso se torna um incentivo para tornar o passado um futuro promissor. A privação é uma incitação à busca de soluções. A criatividade vem das dificuldades. Sempre há uma luz no final do túnel. É uma espécie que é proibida de não sonhar.

Essa força contagiosa e irresistível alimenta-se do espírito puro: das ideias. E as ideias são nutridas pela cultura acumulada e pelo estudo permanente da história da humanidade e da forja da nação. Daquela linhagem do homem, revolucionário universal, é o Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz.

Quando, em 18 de dezembro de 1956, após a surpresa adversa de Alegría de Pío, ocorreu seu encontro com o grupo de Raúl, em Cinco Palmas, o líder da Revolução disse que com as cinco armas que seu irmão trouxe e as duas que ele teve "Agora ganhamos a guerra!". Nessa circunstância, alguns pareciam surpresos com o otimismo transbordante do chefe. O mesmo aconteceu com Simón Bolívar, após a derrota de Casacoima, em 4 de julho de 1817. Totalmente dizimado, quase em farrapos, cercado por alguns assistentes, do alto de uma montanha, ele disse a seus homens, os quais pensavam que estava delirando, que era hora de libertar o Peru. A derrota foi para ambos, um estímulo para continuar a luta.

Foi para Fidel o fracasso de Cayo Confite, o ataque maligno contra o quartel Moncada, a prolífica prisão na Ilha de Pinos, a surpresa de Alegría de Pío e cada uma das adversidades que, em sua vida revolucionária, teve de enfrentar, inclusive, entre outras, a Crise de Outubro, a Safra de açúcar dos Dez milhões, o colapso do bloco socialista e o período especial em tempo de paz. A partir dos valores éticos e patrióticos, da história de Cuba, ele tirou forças para a defesa da pátria e convocou o povo na necessidade de fazer os maiores sacrifícios em defesa de uma Revolução que era a obra de todos.

Já no México, o coronel espanhol sexagenário Alberto Bayo, segundo lembra Che Guevara, "um Quixote moderno (…) de espírito eternamente jovem", um veterano da Guerra Civil Espanhola, foi cativado pela figura real de Fidel. Da sua primeira reunião, ele lembraria:

"Fidel tem, como todos sabem, uma simpatia peculiar, ligada à sua eloquência, à sua presença física, à sua educação e cultura, o que torna suas ordens irrefutáveis. Comandava. Dominava. Ele me cativou, ele me atraiu, ele me subjugou".

Esse impacto foi o resultado de uma personalidade forjada em valores e princípios éticos. Ao longo da Revolução, Fidel se referia à importância dos valores para defender uma ideia. Já em 6 de janeiro de 1959, quando marchava para Havana, na Caravana da Liberdade, declarou na cidade de Santa Clara:

"Nossa geração e nosso povo tornarão realidade os ideais de todas as gerações anteriores, os ideais dos nossos mambises, cujos sacrifícios até agora foram em vão, porque o país que tínhamos estava longe de ser a pátria que eles sonharam".

Em 19 de setembro de 1961, no ato de premiar os vencedores do Concurso de canções populares inspiradas na Revolução, realizado no teatro García Lorca, em Havana, ele disse: "Por isso eu disse que para uma revolução o mais importante, o mais fundamental é a preparação de todos os valores humanos do povo, em qualquer campo, para realizar o trabalho da Revolução".

Consciente do valor das ideias, no encerramento da primeira Conferência da Organização Latino-Americana de Solidariedade (OLAS), realizada em Havana, em 10 de agosto de 1967, diante de revolucionários de todo o mundo, afirmou:

"E as ideias revolucionárias serão o único e verdadeiro guia de nossos povos. Nós lutamos por nossas ideias! Defendemos ideias! Mas defender ideias não significa a pretensão de liderar ninguém. São nossas ideias e as defendemos, as ideias revolucionárias. Mas nada mais ridículo, porque o mundo não precisa de países orientadores, nem partidos que liderem, nem homens líderes absolutos. O mundo, e especialmente, nosso povo latino-americano, precisa de ideias orientadoras".

Em 18 de outubro de 1967, na atividade solene em memória do comandante Ernesto Che Guevara, na Praça da Revolução, destacou no herói argentino e revolucionário universal que:

"…como revolucionário, como revolucionário comunista, verdadeiramente comunista, ele tinha uma fé infinita em valores morais, ele tinha uma fé infinita na consciência dos homens. E devemos dizer que, na sua concepção, viu com clareza absoluta nos preceitos morais a alavanca fundamental da construção do comunismo na sociedade humana".

Em 7 de julho de 1971, no ato de boas-vindas, no porto de Havana, de quatro pescadores cubanos injustamente sancionados pelo governo dos Estados Unidos, reconheceu o peso da defesa dos valores na capacidade de resistência dos revolucionários:

"É por isso que dizemos que os valores morais têm uma importância extraordinária, e que, no coração do império, a conduta desses jovens constitui uma trincheira, a primeira trincheira, uma trincheira muito importante. Não podemos esquecer aquilo que Marti disse: "Trencheieras de ideias valem mais do que trincheiras de pedra". E estas são trincheiras de ideias! Trincheras de ideias levantadas no próprio coração do império!". 

Na defesa permanente da utopia revolucionária, Fidel teve sua inspiração mais forte. O comandante da Nicarágua Tomás Borges, em seu livro Un grano de maíz, perguntou se valia a pena continuar sonhando com um mundo melhor. A resposta do guerrilheiro do tempo foi paradigmática:

"Não temos outra alternativa senão sonhar, continuar sonhando e sonhar, além disso, com a esperança de que este mundo melhor seja realidade, e será uma realidade se lutamos por isso. O homem nunca pode renunciar aos sonhos, o homem nunca pode renunciar às utopias. É que lutar por uma utopia é, em parte, para construí-la".

"Martí também disse que os sonhos de hoje são as realidades do amanhã, e nós, em nosso país, vimos muitos sonhos de ontem serem realidade, uma grande parte das utopias se converteram em realidade. E se vimos utopias que se tornaram realidades, temos o direito de continuar pensando em sonhos que um dia serão realidades, tanto em nível nacional como global. Se não pensássemos assim, teríamos que parar de lutar, a única conclusão consistente seria abandonar a luta e acredito que um revolucionário nunca abandona a luta, pois nunca deixa de sonhar".