Manuela D´Ávila participa de debates em Fortaleza nesta segunda (27)

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, deputada estadual Manuela D´Ávila (RS), estará em Fortaleza nesta segunda-feira (27) em agenda que inclui participação em um debate sobre Ciência e Tecnologia com professores e estudantes universitários e um seminário sobre a luta pela não violência contra a mulher.

Manuela Davila - Foto: Richard Silva

A pré-candidata será recebida por lideranças políticas, militantes e apoiadores de movimentos sociais e populares às 10h30, no Aeroporto Pinto Martins. De lá, segue para o Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, onde será recebida pelo governador, Camilo Santana (PT).

Manuela D´Ávila participa, às 12,30h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), na Avenida da Universidade, 2346, Benfica. O debate sobre políticas para Ciência e Tecnologia contará com a participação de professores, técnicos e estudantes universitários e é aberto a todos os interessados no tema.

O PCdoB conta com grande atuação na área, com destaque, no Ceará, para o trabalho que vem sendo realizado pelo ex-senador Inácio Arruda na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Entrevista coletiva e seminário

Às 14h30 Manuela D´Ávila concede entrevista coletiva, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. Oportunidade para falar sobre conjuntura política, caminhos para os desafios do povo e do País, atuação do PCdoB na defesa da construção de um projeto político amplo, coletivo e popular, para retomada do desenvolvimento e dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, que vêm enfrentando duros ataques no atual governo.

Também na Assembleia, no Auditório Murilo Aguiar, Manuela, que é procuradora especial da Mulher, participa às 15h do seminário "16 Dias de Ativismo: Direitos, Lutas e Resistência", promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, da AL-CE, dirigida pela deputada estadual Augusta Brito (PCdoB).

O seminário tem apoio de diversas instituições e entidades ligadas à luta das mulheres, além dos mandatos da vereadora Eliana Gomes e do deputado federal Chico Lopes, autor da lei que instituiu no Ceará a Semana Nacional pela Não Violência contra a Mulher. O evento acontece de 8h às 17h e conta com participação de Maria da Penha, Zelma Madeira, Roberta Viegas, Eleonora Menicucci, Daniel Costa Lima, Cristina Buarque, entre outros convidados. 

Mais sobre Manuela D´Ávila

Manuela D´Ávila é jornalista e deputada estadual pelo Rio Grande do Sul, já tendo cumprido dois mandatos como deputada federal, quando foi líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. Foi eleita três vezes pelo Diap como uma das 100 “Cabeças” do Congresso e cinco vezes ao Prêmio Congresso em Foco, que premia os melhores parlamentares do Brasil. Em 2014 foi eleita deputada estadual e atualmente é também procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa.

Em 1999, filiou-se à União da Juventude Socialista (UJS). Também foi vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 2004, com 23 anos, foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre.

No PCdoB, ingressou em 2001 e, em 2013, foi eleita presidenta estadual do partido. Na Câmara Federal, Manuela foi autora da Lei do Estágio e relatora do Vale-Cultura e do Estatuto da Juventude, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e foi coordenadora da bancada gaúcha. Como deputada estadual, apresentou projetos importantes e foi proponente de diversas audiências públicas para debate de problemas e soluções com a população.