Supremo aceita denúncia e torna Agripino Maia réu por corrupção

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (12) a denúncia contra o senador Agripino Maia (RN), presidente nacional do Democratas (DEM), e agora ele responderá o processo como réu sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro.

Agripino Maia - Reprodução

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Agripino teria recebido em sua conta pessoal mais de R$ 654 mil entre 2012 e 2014 da construtora OAS, entre outras acusações que serão apuradas.

O ministro Luís Roberto Barroso, que relatou o caso, defendeu o recebimento da denúncia por considerar “plausíveis” os indícios contra o senador. O ministro destacou que a abertura do processo não significa que Agripino é culpado no caso.

Segundo a PGR, o senador teria interferido em favor da OAS a destravar repasses do BNDES para construir a Arena das Dunas, estádio-sede da Copa do Mundo em Natal. A ação teria sido feito para que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte deixasse de informar ao BNDES eventuais irregularidades no projeto executivo da obra.

Em 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou sobrepreço de R$ 77 milhões na construção do estádio.