Previdência só será pautada quando tiver votos, diz Maia

O vai e vem em torno da data para votar a Reforma da Previdência (PEC 287/16) ainda não teve fim. Apesar de ter anunciado que o texto poderia ser votado na próxima terça-feira (19), Maia já voltou atrás e afirmou nesta quinta-feira (13) que o texto só será pautado quando houver votos para aprovação.

Por Christiane Peres

(Foto: Agência Câmara)

“Acho que 330 [parlamentares favoráveis] é um bom número para ir a voto. Mas pode ter certeza de que quando eu der uma data a reforma será aprovada”, disse.

Para aprovar uma PEC são necessários, no mínimo, 308 votos favoráveis. Mas o governo ainda enfrenta dificuldades para reunir o apoio necessário.

Desde a tarde de quarta-feira (12), a Oposição anunciou obstrução total à pauta apresentada por Maia. Dessa forma, espera conseguir adiar a apreciação do texto. Segundo o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), já são mais de 270 parlamentares contrários às alterações nas regras previdenciárias.

Em conversa com jornalistas, Temer já admitiu que a reforma pode ficar para fevereiro. No entanto, o peemedebista ainda não desistiu de votar o texto na Câmara antes do recesso parlamentar, que tem início no dia 23 de dezembro. Em um encontro com empresários, Temer pediu reforço no “convencimento” de parlamentares indecisos. A resposta veio rapidamente, e na tarde de quarta empresários circularam livremente pelos gabinetes no Congresso para tratar do assunto.

“É um absurdo o que acontece aqui. Mais de 150 empresários circulando pela Casa comprando votos. Foi isso que aconteceu”, denunciou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Segundo ela, apesar do jogo governista, a obstrução pode surtir efeito. “Se focamos nos PLNs, que tratam de Orçamento, tiramos parte desta moeda de troca utilizada por este governo. Não vamos descansar até enterrar essa proposta”, concluiu Jandira.