Disney: cartuns e luta de classe
Em 1941, os desenhistas da Disney abandonaram o trabalho para exigir que o New Deal fosse trazido para o Magic Kingdom (Reino Mágico). Todo americano e quase toda gente cresceu assistindo os filmes da Disney, mas quantos ouviram falar da "guerra civil em animação"?
Por Kenneth Bergfeld e Mark Bergfeld *
Publicado 15/12/2017 13:05
As análises culturais sobre Disney e seus produtos são comuns, e as repercussões sociológicas de sua dominação multimídia foram discutidas ad infinitum. Mas pouca atenção foi dada ao movimento dos desenhistas, em 1941, que abalou o Magic Kingdom. Nunca antes ou depois o trabalho por trás dos filmes que moldaram bilhões de infâncias foi tão acentuado. À medida que as novas lutas dos trabalhadores surgem em toda a indústria do entretenimento, essa história é mais relevante hoje do que nunca.
Trabalhando para Walt
Walt Disney não podia confiar em seu próprio talento artístico para construir seu império. Ele não era conhecido por ser um bom artista nem bom desenhista. Os Simpsons até o satirizaram por plagiar Mickey (1928) e o Coelho Oswaldo (1927) de seu criador original, Ub Iwerks.
Seu sucesso decorreu de sua capacidade de transformar o processo de animação extremamente intensivo em linha de montagem com mão de obra assalariada. A tecnologia permitiu que a Disney sincronizasse imagem e som, levando a animação além de suas origens. Este avanço trouxe animação – e com isso, o Magic Kingdom – para a realidade do cinema.
Quando a Disney fez Branca de Neve, os animadores ainda desenhavam figuras à mão em painéis de celulóide limpos, que eram então colocados sobre uma ou duas camadas de fundo estático pintadas em papel. Para criar a ilusão de movimento, os desenhistas tinham que produzir vinte e quatro imagens por segundo. Para Branca de Neve, fizeram 130 mil desenhos de movimento, para não mencionar os painéis de fundo.
Para simplificar esse processo, Disney colocou mais de oitocentos artistas em uma linha de montagem, em escala industrial. Seu método para controlar os trabalhadores nesta operação maciça consistia em táticas psicológicas retiradas de estudos recentes. Apoiava favoritos, roubava direitos autorais, e pagava salários diferentes pelo mesmo trabalho. Por exemplo, em testes internos alguns desenhistas recebiam vagas no estacionamento e assentos reservados, enquanto outros tiveram que se arrumar nos lugares restantes.
Os salários variaram de US$ 12 a US$ 300 por semana. Se um desenhista surgia com uma piada enquanto trabalhava em uma animação, recebia um bônus de US$ 3,50.
Walt Disney dizia que a empresa foi construída com o "trabalho em equipe" e a "voz de funcionários". Contra o crescente descontentamento dos desenhistas, criou a Federação Disney de Cartunistas de Tela que, esperava, pudesse conter as demandas de seus trabalhadores.
A greve dos animadores
Os animadores criaram Branca de Neve, Fantasia e Pinóquio ao mesmo tempo. Trabalharam muitas horas sob pressão extrema, e muitos ficaram sem pagamento por meses. Walt disse que receberia o pagamento de um bônus quando a Branca de Neve desse lucro – uma promessa vazia, muito familiar entre os trabalhadores criativos hoje. Quando o salário nunca se materializou, provocou uma sensação de injustiça entre os desenhistas.
Surpreendentemente, Art Babbitt, o desenhista chefe, e presidente do sindicato da empresa, preocupou-se com os baixos salários da força de trabalho. Ingressou inicialmente na Federação da Disney de Cartunistas de Tela para lutar contra a corrupta Aliança Internacional dos Funcionários Teatrais (IATSE), que era ligada ao crime organizado. Babbitt logo exigiu um aumento de dois dólares para os desenhistas.
Mal sabia o que o esperava. Babbitt imediatamente teve que enfrentar o advogado da Disney, Gunther Lessing que nada cedeu aos sindicatos.
Havia também o irmão de Walt, Roy, diretor de finanças, que recorreu a ameaças físicas, dizendo a Babbitt para manter o nariz fora de seus negócios ou então eles o "cortariam".
Não demorou muito para que Babbitt percebesse que a Federação da Disney de Cartunistas de Tela fora criada para impedir que os trabalhadores se envolvessem com o sindicalismo. Depois que um dos pintores desmaiou de fome por não poder comprar o almoço, Babbitt juntou-se à Screen Cartoonist's Guild de Herbert Sorrell, ligada à Associação de Pintores, Decoradores e Arranjadores de Papel. Naquele tempo, Herbert Sorrell já experimentara uma tremenda luta. Depois da Primeira Guerra Mundial, ele se tornou um premiado profissional e depois se mudou para Los Angeles para trabalhar como pintor nos estúdios. Depois que foi demitido da Universal por ser membro do sindicato, canalizou sua energia para o ativismo trabalhista.
Disney foi o jogador-chave da indústria. Seu estabelecimento fixava salários e condições para todos os estúdios de animação. Sorrell estava empenhado em transformar o Magic Kingdom em uma "tigela de pó".
O Dragão relutante
A disputa fervia quando, em fevereiro de 1941, Walt Disney chamou seus trabalhadores para abordarem juntos "a verdadeira crise em que nos enfrentamos". No estilo das reuniões de auditório de hoje, explicou como lutou contra preconceitos e estabeleceu o desenho animado como uma forma de arte. Apresentou a seus trabalhadores mal pagos histórias de seus anos famintos, com dívidas e hipotecas. Mas o discurso falhou. Em 10 de maio de 1941, um artigo da Nation infirmou: "este discurso recrutou mais membros para o Screen Cartoonists Guild do que um ano de campanha".
Todo movimento da Disney provocou o descontentamento dos trabalhadores radicalizados. Num ponto ele afirmou ter dito: "Se você assinar com a união… Eu vou… Eu nunca vou deixar você nadar na minha piscina novamente! "Para o que Al Dempster, um dos pincipais animadores, respondeu:" Walt, nadar na sua piscina não alimenta meus filhos nem paga meu aluguel! "
O sindicato reuniu 400 cartões sindicais de 560 trabalhadores elegíveis. Entre eles, o avô paterno de Naomi Klein, que trabalhava na Disney como ilustrador. Na sequência de negociações mal sucedidas, votaram por uma greve por tempo indeterminado a partir de 26 de maio.
Walt Disney ficou intransigente e até mesmo demitiu Babbitt e outros desenhistas em retaliação. Na véspera da greve, a Disney apelou ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) para que reconhecesse o sindicato da empresa como de trabalhadores – "são livres para participar do que eles desejam".
Disney esperava que a NLRB ficasse a seu lado e reconhecesse o direito do sindicato que preferia à negociação coletiva.Mas para desânimo de Walt, a greve começou como planejado, e o Screen Cartoonists 'Guild formou piquetes com 550 trabalhadores.
A Disney respondeu com uma campanha de intimidação. Contratou fotógrafos para documentar os trabalhadores parados. Pior ainda, demitiu dezenove funcionários, e rumores circularam que mais duzentos teriam a mesma sorte.
Mãos que ajudam
Os grevistas igualaram a escalada e começaram a bloquear caminhões para não entrarem no estúdio.
Mas o músculo industrial não seria suficiente. Esta foi uma luta pelo futuro da indústria, e ambos os lados sabiam disso. Como em outras disputas trabalhistas, a força da greve teve que ser expandida horizontalmente para a comunidade e verticalmente no modelo comercial da empresa.
Os trabalhadores distribuíram panfletos nos cinemas exigindo o boicote da Disney. Apelaram também para o movimento trabalhista, por doações de alimentos para formar um fundo de greve.
Em termos verticais, pressionam os fornecedores. Em meados de julho, convenceram a Technicolor a boicotar a Disney. Williams e British Pathé – duas outras empresas – também suspenderam o processamento de filmes da Disney.
Em 5 de julho, a NLRB reconheceu oficialmente a greve e enviou um negociador para arbitrar entre os sindicatos ea Disney. Nove sindicatos da AFL (American Federation ofLabor, ou Federação Americana do Trabalho) voltaram a trabalhar, mas mesmo assim não detiveram a greve dos animadores. O advogado da Disney, Lessing, enviou um telegrama para Washington, jogando a culpa pela paralização sobre os comunistas.
Divisões começaram a aparecer no edifício da greve. Escrevendo em nome "daqueles que voltaram a trabalhar", o animador R. F. Fredericks argumentou que ser anti-sindicalista era "o caminho americano" e que quaisquer diferenças com a empresa deveriam ser tratadas dentro da organização e não através de um agente externo.
A tática de chefe comumente usada tratava as demandas dos trabalhadores com uma força externa, permitindo ao patrão recuperar a hegemonia através das palavras da maioria silenciosa no local de trabalho.
O New Deal finalmente chegou ao Magic Kingdom
As divisões entre os grevistas foram profundas, e Walt Disney não perdoou aqueles que se rebelaram. É por isso que Tom Sito chama a greve da "Guerra Civil em Animação" em seu livro Drawing the Line: The Untold Story of the Animation Unions from Bosko to Bart Simpson (Desenhando a Linha – a história não contada dos sindicatos da animação, de Bosko a Bart Simpson).
Em novembro de 1941, a Disney demitiu mais trabalhadores, enfatizando sua posição intransigente.
Apesar do recuo anterior na NLRB, Walt aprendeu a usar as mudanças políticas provocadas pelo macartismo para desencorajar a organização dos trabalhadores em seu crescente império. Em várias ocasiões, ele testemunhou no Comitê de Atividades Não-Americanas, denunciando os participantes da greve e os sindicatos como comunistas e acusando-os de ter laços com a União Soviética.
Em conseqüência, muitos animadores e escritores enfrentaram desemprego, lista negra, perseguição política e estigma social, incluindo o proeminente roteirista e o vencedor do Oscar Dalton Trumbo.
Podemos rastrear nas atuais relações trabalhistas a destruição dos sindicatos e as atividades de prevenção na Disney durante a greve.
A estratégia de recursos humanos da Disney é o antepassado direto das relações de trabalho contemporâneas, em que as queixas são individualizadas e os custos são externalizados para os trabalhadores.
Com a inovação tecnológica, as estratégias de evasão sindical tornaram-se comuns em todo o setor de animação. Por exemplo, a empresa de produção Titmouse, Inc., responsável pela próxima série da Disney Motorcity, recentemente dividida em duas empresas. A segunda entidade pode subcontratar trabalho para estabelecimentos não sindicais onde os salários são muito menores.
Os artistas subcontratados ganharão apenas quatrocentos dólares por semana, a taxa de salário mais baixa (ajustada pela inflação) já obtida por um artista americano trabalhando em uma produção de animação da Disney. Os colegas sindicalizados ganham quase três vezes mais.
Enquanto isso, a administração continua a intimidar os animadores. Os produtores de Robot Chicken afirmam que a sindicalização aumentaria os custos de produção em 20 a 25%, o que levaria ao cancelamento do show. O co-criador da série Rick e Morty, Justin Roiland, foi mais explícito quando declarou "fuck the union" (foda-se o sindicato) depois que seus animadores e artistas se juntaram ao Animation Clild em 2014.
Em 1931, Walter Benjamin anotou: "Relações de propriedade no filme de Mickey Mouse: Aqui, pela primeira vez, o próprio braço, de fato, o próprio corpo pode ser roubado ".
Isto se aplica não só ao público de massa colado em seus lugares no cinema, mas também aos trabalhadores que produzem esses filmes.