Tauá realiza II Encontro dos Profetas da Chuva

O IFCE de Tauá recebe, nesta quarta-feira (20), o II Encontro dos Profetas da Chuva da região dos Inhamuns. O objetivo, além de obter informações sobre a quadra chuvosa de 2018, é apresentar a cultura desses homens e mulheres da zona rural que elaboram previsões com base no conhecimento empírico transmitido oralmente de geração a geração, a partir da observação da natureza.

Tauá realiza II Encontro dos Profetas da Chuva

"É importante a gente voltar esse olhar novamente para a natureza, e os profetas trazem isso. A gente gostaria que isso não se perdesse. Então, dessa forma, o papel do IFCE é justamente preservar, divulgar e valorizar essa cultura", afirma o professor Felipe Monteiro, um dos organizadores do Encontro.

O evento que ocorre no auditório do campus, é fruto de uma parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá. Tem o apoio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente de Tauá (SUPERMATA). Na atividade de abertura, após apresentação de repentistas, os presentes poderão saber sobre a experiência do tradicional Encontro dos Profetas de Quixadá a partir da fala de Helder Cortez, um de seus fundadores. Em seguida, o professor João Paulo Arcelino, do campus de Boa Viagem, irá expor os prognósticos feitos nos últimos anos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), assim como o que está publicado até o presente momento como conjectura para 2018.

No encontro, será possível também ter conhecimento sobre a radiestesia, prática baseada em uma sensibilidade a certas radiações por meio da qual é possível determinar, por exemplo, o local exato onde há poços d'água subterrâneos. A programação chega ao ápice com as previsões dos profetas populares e será encerrada com o forró de Pedrinho do Acordeon e carneiro cozido servido a todos.

A primeira edição do Encontro dos Profetas foi no ano de 2015. Para este ano, até o momento, está confirmada a presença dos profetas Valderez de Lima, Antônio Alves de Lima (Totonho), Marcílio Isidório Gomes, Raimundo Ferreira e Titico Baia.

Sertão e Fotografia

Após o Encontro dos Profetas, os participantes poderão conferir a exposição "Sobre a água, sob o sol – Olhares para o Sertão", que reabrirá especialmente para a ocasião. Serão apresentadas obras produzidas por alunos e professores do curso de Redes de Computadores durante uma aula de campo sobre o meio ambiente de Tauá, realizada no dia 9 de novembro deste ano. Nas fotos, estão retratados, sob diversas perspectivas, lugares como o Parque da Cidade, a ponte sobre o Rio Trici, o Olho D'água da Nanci, as ruínas do Cabaré da Nanci, a Barragem do Trici e personagens marcantes na história da cidade, como Dona Mazé, uma das líderes que lutaram pela construção da barragem.