FHC afirma que os pobres brasileiros toleram a corrupção

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) declarou: “Aqueles que dão às pessoas a sensação de que atenderam às suas carências ganham uma certa permissão para se desviar da ética”.

Fernando Henrique Cardoso

O ex-presidente, em entrevista aos jornalistas Alberto Bombig e Pedro Venceslau, publicada nesta terça-feira (2), em O Estado de S.Paulo, afirmou que os pobres brasileiros, com menor grau de instrução, toleram a corrupção.

“É curioso ver que em países como o nosso, com um nível educacional relativamente pouco desenvolvido, as pessoas têm muitas carências. Aqueles que dão às pessoas a sensação de que atenderam às suas carências ganham uma certa permissão para se desviar da ética. É pavoroso, mas é assim. É populismo. É a cultura que prevalece nesses países”, disse ele.

FHC afirmou ainda que o Brasil não vai tremer se Lula, que lidera todas as pesquisas, for condenado pelo TRF-4. “Não acredito que a população vai tremer nas suas bases por causa disso. Não acho que o país vai tremer em função disso. É claro que existe também uma estratégia política do PT: a perseguição. Se o julgamento terminar em condenação, tem que aceitar”, afirmou.