Comissão de Saúde realiza 14 audiências e fórum em defesa do SUS

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa realizou, em 2017, 14 audiências públicas. Além dos debates, o presidente do Colegiado, deputado Carlos Felipe (PCdoB), destacou a efetivação do Fórum Permanente de Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comissão de Saúde realiza 14 audiências e fórum em defesa do SUS

De acordo com o parlamentar, a Comissão foi a que mais promoveu audiências na Casa. Entre os assuntos tratados, o Colegiado debateu a importância da detecção precoce do câncer. Atendendo a requerimento do deputado Leonardo Araújo (PMDB), a audiência pública contou com a presença de vários profissionais da área da saúde, que cobraram o fortalecimento das ações de prevenção e de educação para combater, principalmente, o câncer de mama no Ceará.

O ensino a distância em cursos da área da saúde também foi tema de debate, realizado a pedido do deputado Carlos Felipe. Conselhos das áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e farmácia criticaram a qualidade desses cursos, defendendo que procedimentos ligados à saúde só podem ser executados presencialmente.

A Comissão discutiu ainda, por iniciativa da deputada Fernanda Pessoa (PR), a situação do serviço de mastologia do Hospital Gonzaguinha de Messejana, que funciona desde 1996 e atende 29 bairros de Fortaleza. Na ocasião, a representante da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Léa Dias Pimentel, informou que o serviço deverá passar por uma reestruturação. Entre os participantes estavam também os deputados Carlos Felipe e Heitor Férrer (PSB).

Durante 2017, houve a efetivação do Fórum Permanente em Defesa do SUS: Caminhos da Saúde. A iniciativa consiste em um espaço de discussão que permite uma interação mais efetiva entre os entes envolvidos na área, criando condições e apontando soluções para os problemas do sistema público de saúde. “Trabalhamos com reuniões bimestrais e visitas, abordando temas centrais da saúde”, detalha Carlos Felipe.

Em uma das reuniões promovidas este ano, o fórum debateu a urgência de uma pactuação da saúde e a necessidade de avanços na educação relacionada à área no Ceará. O encontro contou com a participação do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, e representantes do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Ceará (Cosems/CE), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho Estadual da Saúde do Ceará (Cesau), entre outros.