Ministro do TCU defende candidatura de Lula à presidência

A candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República foi defendida pelo vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro nesta quinta-feira (11) em entrevista a Rádio Jornal de Pernambuco. O ministro considera o nome de Lula primordial para o bem da democracia. Gostaria que Lula não fosse impedido de ser candidato, destacou José Múcio.

Jose Mucio TCU

O ministro avaliou ainda que se o ex-presidente foi tirado do páreo sem provas incontestáveis quem sair vitorioso nas eleições pode ter problemas sérios e a instabilidade política pode continuar.

“Temo que ele seja impedido sem que haja prova inconteste, quem ganhar vai ter muita dificuldade de governar se isso acontecer”, disse.

Para o ministro, a inclusão de Lula no pleito eleitoral fará bem à democracia e para o cenário político nacional. Ninguém impede um líder político de ser candidato. Só quem pode fazer isso é a sociedade, é o eleitor.

Entretanto, ainda na entrevista, o ministro criticou as "pedaladas fiscais" da então presidenta Dilma Rousseff, ele que foi o relator das contas da ex-presidenta no Tribunal de Contas e votou pela rejeição das contas, mas ressaltou na entrevista que seu voto foi técnico e não político.