Raúl Castro será candidato ao parlamento depois de deixar presidência

Em 2018 Cuba vai passar por um processo eleitoral inédito. Será a primeira vez, desde o fim da ditadura de Fulgêncio Batista, em 1959, que o presidente não é um membro da família Castro e não esteve na revolução. O atual mandatário, Raúl Castro, encerra seu segundo mandato e será candidato ao Parlamento.

Raúl Castro - Divulgação

Diferente de outros países em que os partidos escolhem seus candidatos, no sistema eleitoral de Cuba, a população é quem elege 79 delegados, e estes são responsáveis por escolher quem serão os candidatos ao Parlamento. A Câmara Alta, por sua vez elege o novo presidente. Raúl teve sua candidatura aprovada por unanimidade.

Neste domingo (21), os delegados se reuniram para escolher os candidatos de todos os municípios da ilha, como prevê a Lei Eleitoral do país. Raúl foi escolhido para se candidatar como representante do estado de Santiago de Cuba.

Para se submeter à votação popular, os candidatos ao Parlamento precisam ter mais de 50% dos votos dos delegados escolhidos em urnas e ser aprovados pelo presidente da Assembleia Municipal.