Julgamento de Lula: Brasil mobilizado em defesa da democracia

Vigílias, acampamentos, caminhadas, atividades culturais, aulas abertas e protestos foram algumas das formas encontradas por cidadãos brasileiros para se manifestarem em diversos lugares do Brasil em defesa da democracia e pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato às eleições de 2018. Nesta quarta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 4ª região segue analisando em Porto Alegre recurso de Lula contra a sentença condenatória do juiz Sérgio Moro.

Por Railídia Carvalho

Ato defesa democracia e de lula em Porto Alegre (RS) - Claudio Fachel

Grande parte das manifestações em solidariedade ao ex-presidente aconteceu em frente aos prédios da Justiça Federal espalhados pelo Brasil, locais onde podiam se ler cartazes e bandeiras com os dizeres “cadê as provas”. Na opinião de juristas, brasileiros e estrangeiros, o julgamento de Lula não tem consistência jurídica. Segundo o advogado de Lula, Cristiano Zanin, não houve prova da culpa mas sim da inocência do ex-presidente.

Em Salvador, um tribunal popular foi realizado nesta terça-feira (23) com a participação de juristas, parlamentares e movimentos sociais simulando o julgamento de Lula. “É uma forma arbitrária que a direita faz motivada por não engolir que ele é líder nas pesquisas de intenção de votos. Mas estamos aqui para alertar nossa classe trabalhadora e toda a sociedade ”, afirmou Cedro Silva, presidente da CUT Bahia. Em Belém do Pará, Jorge Panzera, dirigente do PCdoB, denunciou os privilégios do Judiciário. “É um poder que não é controlado por ninguém e está cada vez mais ligado a interesses de fora do Brasil”, enfatizou Panzera. Movimentos sociais e partidos políticos na capital paraense acamparam em frente à Justiça Federal.

De acordo com o calendário de mobilizações da Frente Brasil Popular, todas as regiões brasileiras realizaram atos em defesa da democracia. Porto Alegre reuniu nesta terça-feira 50 mil pessoas na Esquina Democrática, iniciativa que teve a presença de Lula e de lideranças sociais e políticas do Brasil. Em São Paulo, que realiza ato nesta quarta a partir das 17h no centro da capital, a Policia Militar impediu o prosseguimento da vigília que começou nesta terça em frente à Justiça Federal. O ex-presidente Lula é aguardado no ato desta quarta, na praça da República.

São Paulo

Confira algumas imagens das manifestações pelo Brasil:


Porto Alegre (RS)

Propiá (SE)

Crato (CE)


João Pessoa (PB)

Vitória da Conquista (BA)

Belém (PA)

Poço Redondo (SE)

São Bernardo do Campo (SP)

Cametá (PA)

Brasília (DF)

São Paulo (SP)

Uberlândia (MG)

Sobral (CE)

Ariquemes (Rondônia)



Fortaleza (CE)