Lula: Movimentos e parlamentares criticam condenação sem provas

“Julgamento de exceção, parcial e sem prova!”, escreveu no Twitter a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a senadora Gleisi Hofmann. Nesta quarta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou por 3 votos a 0 a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá (SP). 

Por Railídia Carvalho

Lula assistiu julgament no sindicato dos metalúrgicos - Edu Guimarães/Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou nas redes sociais que a condenação sem provas do ex-presidente confirma a parcialidade e a politização do Judiciário. “O mar de gente que toma o centro de São Paulo hoje mostra que Lula está absolvido na memória e no coração do povo. Tirar Lula no tapetão é golpe! Vamos à luta pelos direitos de Lula e dos brasileiros.”

Gleisi definiu a posição do relator do caso, João Pedro Gebran, como “voto militante”. De acordo com Gleisi, o voto de Gebran “é resultado do compadrio, do entorpecimento do power point e do preconceito político. É um voto militante”. A deputada federal Jandira Feghali publicou em sua conta pessoal no Facebook: “Tirar Lula do páreo eleitoral com um processo pífio e sem provas é querer roubar do povo a decisão de seu futuro”.

Em nota, a Frente Brasil Popular afirmou: “O resultado não surpreendeu ninguém. Setores do Judiciário, que deveriam ter a defesa da justiça como bastião, apoiaram o ataque ao Estado Democrático de Direito e agora, num julgamento político, protagonizam mais um ato desse golpe na democracia brasileira”.

Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), afirmou no Facebook que haverá resistência. Ele postou na página pessoal imagens das rodovias Régis Bittencourt e Dutra, que foram fechadas em São Paulo após a condenação de Lula. A Ponte do Socorro, também na capital paulista, também foi interditada. Segundo Boulos, os protestos são reflexo da “condenação injusta de Lula pelo TRF-4”. Em Pernambuco também houve o bloqueio de rodovias.

A página do PT nacional convocou os internautas para um tuitaço “#Povo com Lula” no final da tarde desta quarta. “TUITAÇO AGORA!!! #PovoComLula Contra a condenação injusta de um tribunal que falou de tudo, menos de provas!”.

Lula está sendo aguardado na Praça da República para ato político que tem previsão para ser encerrado com caminhada até a Avenida Paulista. Desde as 16h desta quarta, uma multidão se aglomera na Praça da República, centro de São Paulo, e imediações. No final da tarde, a organização estimava a presença de cerca de 10 mil pessoas.