Eleições em março: egípcios não estão satisfeitos

O afastamento dos potenciais rivais do atual presidente egípcio al-Sissi e as denúncias de repressão coincidem com o sétimo aniversário do início dos protestos que levaram à queda do Presidente Hosni Mubarak. Sete anos depois, os ativistas dizem que não sobra muito do otimismo dos dias da revolução

pobreza no Egito

"É um Estado policial extremamente repressivo. Nesse sentido, vai muito além do que acontecia no regime de Mubarak, até 2011", diz Stephen Roll. Segundo o especialista, "o Estado policial está a tentar assegurar um círculo apertado em torno do Presidente al-Sissi".

Ainda de acordo com Stephen Roll, a popularidade do Presidente caiu nos últimos anos, "mas em 2013 houve uma certa euforia, uma esperança de que ele poderia resolver os problemas do país". Entretanto, "muitos egípcios estão provavelmente desiludidos, porque a situação económica da grande maioria piorou substancialmente".

Também a situação dos direitos humanos se deteriorou, segundo a Amnistia Internacional. No seu relatório anual, a organização fala de detenções arbitrárias em massa. Jornalistas, ativistas e manifestantes são os alvos mais frequentes. As forças de segurança são acusadas de torturar detidos e atacar manifestantes. Ao mesmo tempo, nos tribunais civis e militares, correm processos duvidosos e violações dos direitos humanos que não são investigadas. Pelo menos 112 pessoas foram condenadas à pena de morte e executadas em 2017.

Os egípcios, segundo o analista Stephen Roll, não estão satisfeitos e o Governo tem medo que isto possa refletir-se nas urnas. "Há claramente um descontentamento entre a população. Isto explica porque é que o regime está a tentar evitar eleições livres e justas e a eliminar potenciais adversários".

"Por outro lado", pondera o especialista, "muitos egípcios estão fartos" devido à enorme pressão económica. "Depois da desvalorização da moeda em 2016, os preços subiram muito. A luta diária pela sobrevivência pode pôr fim ao ativismo político", avalia Stephen Roll.