Marun afirma que não aprovar Reforma será “oportunidade perdida”

Para o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, não aprovar a Reforma da Previdência será uma “oportunidade perdida” para o país. Marun foi incumbido por Temer a conseguir os votos necessários para a aprovação da matéria no Congresso, no entanto, vem enfrentando dificuldades para ter o apoio de, no mínimo, 308 parlamentares.

Marun - Reprodução da Internet

Na tarde de segunda-feira (5), o ministro afirmou que faltavam pelo menos 40 votos para o governo. Apesar disso, nesta terça-feira (6), após um café da manhã com representantes da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), afirmou que não havia motivos para adiar a análise da matéria na Câmara.

Se não houver mudanças, o início das discussões deve acontecer no dia 19 de fevereiro, após o Carnaval.

“Ou efetivamente aprovamos e votamos em fevereiro, ou será uma oportunidade perdida, coisa que não acredito que vá acontecer. Penso que nós aproveitaremos essa oportunidade e faremos o que é preciso e que todos sabem que é necessário”, afirmou.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o texto precisa do apoio de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores. Em tom otimista, Marun disse não ser impossível chegar ao número, porém os apoios não avançaram desde o final de 2017, quando a análise da matéria foi adiada pela primeira vez.

Segundo o articulador de Temer, de cada dois indecisos será preciso convencer um. “É difícil, mas não é impossível. Estamos imbuídos em torno da vitória”, salientou.