Nova operação da PF tem impacto sobre exportações brasileiras

Em decorrência da deflagração da Operação Trapaça – nova fase da Carne Fraca, da Polícia Federal – o Ministério da Agricultura paralisou, de forma preventiva, as exportações de carne de frango das três frigoríficos da BRF envolvidas: Mineiros (GO), Rio Verde (GO) e Carambeí (PR).

carne

 Os embarques foram interrompidos para 12 destinos, incluindo União Europeia, Vietnã, Coreia do Sul e Israel. China e Rússia não estão na lista, provavelmente, porque as plantas afetadas já não estavam exportando para esses mercados, informa reportagem da Folha.

A ação também fez cair as ações da BRF (BRFS3), dona da Sadia e Perdigão, na Bovespa. Os papéis despencavam 18% nesta segunda-feira 5, após a deflagração da nova fase da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que envolve a empresa.

Ações de outras empresas do setor frigorífico também foram afetadas. A JBS (JBSS3), dona da Friboi, caía 4,9% e a Marfrig (MRFG3) perdia 1,27%, enquanto o Ibovespa subia 0,43%. A Minerva (BEEF3), que não faz parte do índice da Bolsa, caía 2,36%.

Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária, a operação está relacionada "à fraude na emissão de resultados de análises laboratoriais para fins de respaldo à certificação em alguns estabelecimentos, registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF)".

Depois de Operação Lava Jato ter tido um impacto devastador na economia brasileira, em especial nos setores de construção e de óleo e gás, a Carne Fraca segue promovendo o desmonte das cadeias produtivas estratégicas do país.

Responsável por puxar o PIB de 2017, o agronegócio avançou 13%. O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de boi e de frango do mundo. As revelações da nova operação da Polícia Federal podem então causar estrago em importante segmento do agronegócio, com repercussões negativas no conjunto da economia. Não se trata de não investigar e punir oa malfeitos, mas de esclarecer a população e os parceiros comerciais e evitar alarmismos frequentes na primeira fase da operação Carne Fraca.