Associação de funcionários denuncia censura no BNDES

 O clima é de tensão dentro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde funcionários interpretam como censura um procedimento interno contra um funcionário.Trata-se de Thiago Mitidieri, presidente da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) e técnico da instituição, que está sendo alvo de um processo interno pelo Conselho de Ética.

BNDES

 O motivo: um comunicado no quadro de avisos convocando os colaboradores para ato contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência do governo Temer.

A Associação já trabalha em sua defesa na esfera judicial. Nota da entidade lembra que os projetos do governo Temer afetam trabalhadores de todas as áreas, e especialmente os colaboradores do Banco. Leia abaixo a íntegra da nota da AFBNDES.

Censura à AFBNDES
Processo que tramita no Comitê de Ética do Banco quer inibir participação política da Associação

O Comitê de Ética do BNDES, a partir de denúncia de um empregado do Banco, abriu Processo de Apuração Ética contra o presidente da AFBNDES, Thiago Mitidieri, em virtude de comunicado feito pela Associação dos Funcionários, via Quadro de Avisos (Notes) e pelo VÍNCULO, convocando os funcionários do BNDES para Ato contra a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência, marcado para 28/04/2017, mesmo dia em que estava sendo organizada no país uma paralisação geral.

Assim como diversas entidades representativas de empregados de empresas estatais, do funcionalismo público, de magistrados da Justiça do Trabalho, do movimento sindical e da sociedade civil de modo geral, a AFBNDES se posicionou sobre o tema e fez seu papel de mobilizar os funcionários do Banco. A Associação entende que a Reforma Trabalhista trouxe prejuízos aos trabalhadores brasileiros e aos empregados do BNDES em particular. Trata-se de posicionamento político da entidade, mas não político-partidário.

Segundo entendimento preliminar do Comitê, pelo posicionamento e divulgação do Ato contra as Reformas com a utilização do Quadro de Avisos e do VÍNCULO, o presidente da AFBNDES teria descumprido o Código de Ética do BNDES – com o que não concorda a Associação, que está trabalhando na defesa do seu dirigente, inclusive na esfera judicial.