Luzes em homenagem a Marielle e Anderson serão acesas em todo mundo

Nesta segunda-feira (02), mais de 160 cidades, 15 países e 4 continentes já confirmaram pontos para acender velas e luzes por Marielle e por Anderson. A manifestação acontece após 20 dias do assassinato da vereadora que ainda sem resultados nas investigações.

Por Verônica Lugarini

Luzes para Marielle e Anderson - Reprodução/Facebook

A ideia do protesto é que cada pessoa acenda, às 19h, uma luz — vela, celular ou isqueiro — por dois minutos. Diferentemente das manifestações anteriores, essa pode ser feita em qualquer lugar onde a pessoa esteja. 

O evento terá início às 19h, desta segunda-feira (02), e foi organizado pela equipe da vereadora para homenagear a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista Anderson Gomes que foram assassinados no dia 14 de março

Durante o ato, luzes serão acesas em mais de 160 cidades, 15 países e 4 continentes. Há ações confirmadas nos Estados Unidos, Itália, Portugal, Inglaterra, Suécia, Peru, Equador, Argentina, Egito e China.

"Onde você estiver, acenda uma luz por Marielle, por Anderson, por todas as vítimas de uma sociedade e de um Estado tão violentos e para que ninguém mais morra!", diz a descrição da iniciativa. 

"Vamos mostrar às autoridades que não vamos nos calar e não vamos deixar que Marielle e Anderson caiam no esquecimento", continua o texto no site da iniciativa.

De acordo com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) em entrevista ao Globo, "a ideia é que as pessoas possam participar de onde elas estiverem. É um sinal de memória a Marielle e Anderson e um instrumento de cobrança da população para que os governos continuem investigando. A gente confia na investigação, mas uma tragédia não pode apagar a outra".

Tem pessoas combinando de fazer juntas no mesmo local. Mas também pode ser individual. Quem estiver em casa, vai para a janela ou para a varanda. Eu vou estar na escadaria da Alerj, tem gente que vai estar na escadaria da Câmara (de Vereadores), mas pode ser no ônibus, na rua, na padaria. É uma luz para esse país para que a gente possa ter um momento de mais clareza", explicou Freixo ao jornal.

O ato "Luzes para Marielle e Anderson" já tem 21 Pontos de Luz apenas no Rio de Janeiro. Em São Paulo, há 7 pontos confirmados. Segundo a equipe da vereadora, há três formas de colaborar. A primeira, ao confirmar presença no evento Luzes para Marielle e Anderson :: 2/4 :: 19h :: No mundo inteiro. Também é possível organizar uma ação de luzes onde mora ou comparecer à um ponto de luz.

Acesse o mapa com os locais onde funcionará um ponto de luz ou pelo link: www.mariellefranco.com.br/luzes.
   

Entenda

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros no dia 14 de março, no Estácio (RJ), após a vereador deixarem um evento na Lapa. O crime vem sendo considerado político por autoridades, já que Marielle era defensora dos direitos humanos e era relatora da comissão responsável por acompanhar as operações militares e avaliar os resultados da intervenção militar no Rio de Janeiro. . Neste domingo, uma publicação do jornal O Globo trouxe novos detalhes sobre a morte da vereadora. De acordo com as testemunhas, o carro conduzido pelos criminosos imprensou o veículo onde Marielle estava, fazendo o motorista Anderson quase subir a calçada. As testemunhas também afirmaram que viram um homem negro, sentado no banco de trás do carro dos assassinos, colocar o braço para fora e disparar com uma arma de cano alongado, aparentando ter um silenciador.

As testemunhas declararam, ainda, que foram mandadas embora da cena do crime por policiais militares.