Comissão de Direitos Humanos quer investigar ataques a manifestantes

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, deputado Paulão (PT-AL), anunciou que irá a Curitiba (PR), após o recebimento de denúncias pelo colegiado de ataques de policiais federais a manifestantes que protestavam em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF).

manifestação - Gibran Mendes/CUT-PR e Ricardo Stuckert/Instituto Lula, via Fotos Públicas

Segundo a Polícia Militar (PM), pelo menos oito pessoas ficaram feridas no momento da chegada do helicóptero com o ex-presidente ao prédio da PF, na noite de sábado (7).

A PF lançou bombas de cima do edifício e a PM usou balas de borracha contra os manifestantes pró-Lula. As polícias, porém, se omitiram em relação aos rojões disparados pelos opositores contra o helicóptero que trazia Lula.

“A partir das denúncias que recebemos, inclusive de parlamentares que estão no local, os agentes policiais não só não atuaram para proteger a integridade dos tripulantes do helicóptero que transportava Lula, como atuaram de modo a reprimir de maneira violenta e desproporcional a manifestação de seus apoiadores. Trata-se de ação politicamente seletiva. De um lado, agentes policiais omitiram-se de seu dever funcional de dissuadir ato criminoso; de outro, atuaram violando a integridade física e os direitos à manifestação, liberdade de expressão e reunião, todos previstos na Constituição da República, no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e na Convenção Americana de Direitos Humanos”, declarou o deputado Paulão.

Segundo o parlamentar, com apoio da assessoria técnica da CDHM, está articulando reuniões de trabalho com autoridades responsáveis pela segurança, tanto da Polícia Militar como da Polícia Federal, com o intuito de assegurar o direito à manifestação, previsto constitucionalmente, bem como garantir que novos atentados não ocorram contra a figura do ex-presidente Lula.

Paulão também informa que cobrará providências quanto à atuação dos agentes federais envolvidos na ação contra os manifestantes.

Em paralelo, o parlamentar diz fez um ofício à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e ao diretor-geral da Polícia Federal, delegado Rogério Galloro, para que tomem providências quanto às denúncias relatadas e comprovadas em fotos e vídeos.