Em Defesa da Liberdade de Lula, movimentos convocam atos para quarta

Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo afirmam que é hora de organização e ação para libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e convocam atos em todo o país para o próximo dia 11 de abril, quarta-feira.

resistencia a prisao de lula no abc - Reprodução

O Dia Nacional de Mobilização em Defesa da liberdade de Lula Livre foi marcado porque na mesma data haverá sessão no Supremo Tribunal Federal e o objetivo é pressionar o fórum para votar as duas ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) sobre prisão após condenação em segunda instância.

Nos dias 10 e 11, a Frente Juristas pela Democracia fará um ato político e também está convocando os juristas, advogados e militantes dos direitos humanos para irem à Brasília realizar audiências no STF. Também há a previsão de um ato político no Senado Federal.

Também há articulação de atos internacionais e manifestações nas embaixadas que também serão realizadas no dia 11 de abril.

Duas Frentes, um só objetivo: a liberdade de Lula

As articulações que congregam os principais movimentos sociais do Brasil estão concentradas na liberdade de Lula. Isso significa que todas as agendas e atividades terão essa pauta e o objetivo é tornar o movimento em defesa do ex-presidente mais amplo e mobilizador.

A avaliação é que, mais do que nunca, a questão da liberdade de Lula se confunde com a questão democrática e, portanto, a ideia é agregar todos àqueles que consideram que a prisão é política e injusta.

Acampamento Lula Livre em Curitiba

Desde a noite do dia 07 de abril, os movimentos estão acampados próximo à sede da Polícia Federal em Curitiba.

Mesmo após forte repressão da polícia, os manifestantes conseguiram garantir um acordo para instalar o acampamento.

Neste domingo (08), milhares de pessoas passaram pelo acampamento que contou com ato político e apresentação da cantora Ana Canãs que saiu de São Paulo especialmente para apoiar o ex-presidente. A previsão é de chegada de mais caravanas no dia de hoje.

As atividades continuam hoje e receberá lideranças nacionais dos partidos e movimentos. A pré-candidata à presidência da República Manuela d´Ávila também confirmou presença.

Os manifestantes afirmam que só sairão do Acampamento quando Lula estiver livre e que ficarão de vigília permanente.

Atos em todo o mundo

Desde o início do mês de abril a Frente Internacional Brasileiros Contra o Golpe convoca atos em diferentes lugares do mundo.

Já aconteceram atos em Nova York, Paris, Buenos Aires, Berlim, Santiago, Washington, Bogotá, Oslo, Londres, Cidade do México, Barcelona.

Hoje acontecerão manifestações em Roma, Lisboa e Rund. Amanhã novos atos estão marcados em Nova York, Madri e Dublin. No dia 11, em Bruxelas e outro ato em Londres e no dia 14, em Frankfurt.