Milhares de pessoas protestam na França contra propostas de Macron

Um ano após a eleição de Emmanuel Macron à Presidência da França, milhares de franceses saíram às ruas de Paris, neste sábado (05), para protestar contra as reformas propostas pelo presidente, como a flexibilização do trabalho e as privatizações. De acordo com o movimento França Insubmissa, que convocou o protesto, são 160 mil pessoas na região próximo à histórica Praça da Bastilha.

Protesto de ferroviários na França contra Macron (05/05) - REUTERS

Os manifestantes denunciam o fim do estado social e dos serviços públicos. Desde que assumiu, Macron adotou políticas de austeridade e reformas.

A reforma trabalhista adotada por Macron, em setembro do ano passado, deu maior flexibilidade às empresas, o que impacta negativamente para os trabalhadores, precarizando o trabalho e causando demissões por parte de empresas públicas. Como companhia ferroviária SNCF – que demitiu trabalhadores. Por isso muitos manifestantes enfatizam a defesa do serviço público.

Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram cartazes que estampam frases como “Pare Macron”. Um manifesto assinado por dirigentes de diversos sindicatos e de centrais como a Confederação Geral do Trabalho (CGT) afirma: “Dizemos para parar com todas essas formas de desprezo que apenas alimentam o ódio e o individualismo em nossa sociedade. Viver juntos e compartilhar a riqueza, seja econômica ou cultural, é um projeto que o mundo do trabalho tem o dever de carregar.”

Mulheres também divulgaram manifesto aderindo à “Festa para Macron”. Elas denunciam a precarização do trabalho feminino e cortes no orçamento de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres. O manifesto cobra a concretização de políticas públicas para a igualdade.

Além de Paris, houve atos em outras cidades francesas, como Toulouse, Bordéus, Lyon, Estrasburgo e Rennes. O presidente Emmanuel Macron ainda não se pronunciou sobre os atos deste sábado.