Luciana: Colocar o interesse do país acima dos projetos partidários

A esquerda brasileira precisa construir estratégias em comum para retomar o projeto popular e nacional de desenvolvimento, disse em entrevista, a presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos. Em sua opinião, “a esquerda precisa colocar na cabeça que a maior e a melhor resposta ao atual governo ilegítimo de Michel Temer é ganhar as eleições novamente”. 

Luciana Santos, presidenta do PCdoB - Assessoria da deputada Luciana Santos

Ao programa Folha Política (de Pernambuco), divulgada nesta segunda-feira (14), a dirigente ressaltou que é preciso "abrir a cabeça e o coração para colocar o interesse do país acima dos projetos partidários".

“Embora haja uma luta pelo Lula livre e o direito de Lula participar das eleições – nós não vamos desistir dessa luta – mas, ao mesmo tempo precisamos construir estratégias em comum”, ponderou a presidenta comunista.

Luciana Santos apontou que o PCdoB é um partido que sempre esteve posicionado para que as forças políticas e sociais pudessem acumular vitórias na perspectiva de retomar um projeto de desenvolvimento nacional e popular. Já que esse projeto foi interrompido há dois anos", lembrou.

Alianças

Ao ser questionada sobre possíveis alianças, a dirigente nacional do PCdoB respondeu que a esquerda brasileira precisa estar aberta a qualquer alternativa para ganhar as eleições presidenciais pela quinta vez consecutiva.

“Agora precisamos de uma estratégia em comum para vencer as eleições. Então precisamos ter esse espírito aberto entre nós. Se vai ser estrategicamente mais correto nos unificarmos, ter candidato único no primeiro turno, ou se vamos lançar candidaturas próprias e combinar um pacto de convivência e não agressão para ir ao segundo turno”, ponderou a presidenta comunista.

Tempo de debate

Para Luciana, as estratégias precisam ser decididas no tempo político certo. “Para nós é nas proximidades das eleições. Até lá é preciso fazer esse exercício que as nossas pré-candidaturas (Manuela, Ciro, Lula e Boulos) estão fazendo: questionando e participando dos momentos de debates nas universidades, redes sociais, ruas e locais de trabalho”.

“Acho que quem tive melhor posicionado – as vezes não é só nas pesquisas, tem muitas variáveis – aquele melhor posicionado, que tenha mais competitividade para ganhar as eleições. O debate que o PCdoB está fazendo é esse, abrir a cabeça e o coração para colocar o interesse do país acima dos projetos partidários”, pontuou Luciana.

A dirigente ressaltou que embora a direita tenha sido muito ofensiva, eles não construíram alternativas para ganhar as eleições. “Nós podemos dar a grande volta por cima”, frisou Luciana Santos.

Abaixo a íntegra do programa (Podcast):