Curso em Santos prepara militância para as eleições

Na tarde do dia 27 de maio, domingo, o Comitê Municipal do PCdoB de Santos, em parceria com o Comitê Estadual, realizou em sua sede o CPE – Curso PCdoB e as Eleições. A aula foi ministrada por Elder Vieira, da Comissão de Formação do Partido no estado, e contou com a presença de 21 camaradas, entre dirigentes e lideranças de seis das dez bases partidárias de Santos, além de militantes de São Vicente.

cpe santos

Thiago Andrade, presidente do PCdoB de Santos, Nicoly Mendes, secretária de organização, e Renata Bruno, secretária de formação, abriram os trabalhos, apresentando os objetivos do curso, falando da importância da formação para os comunistas e tratando de pontos essenciais da conjuntura política em que acontece a aula. A reeleição de Orlando Silva como deputado federal e a pré-candidatura de Carina Vitral a estadual ocupam o centro do planejamento político dos comunistas da cidade.

O PCdoB de São Vicente marcou presença com seu Secretário de Comunicação, Antonio Galindo, e com Jefferson Fisher, pré-candidato à Assembleia Legislativa e membro de seu Comitê Municipal. Já Santos registrou, dentre seus participantes, líderes de ocupação por moradia, dirigentes sindicais, e quadros juvenis, como o presidente da Casa do Estudante de Santos, Caio Yugi.

No intervalo da aula, regado a bolo, refrigerante e café, duas filiações foram realizadas: a de Vitória, presidente da UMES de Santos, e a de Emerson, trabalhador da Sabesp e ex-filiado do Partido dos Trabalhadores. Terminada a atividade, os presentes se confraternizaram numa rodada de cerveja, trocando impressões sobre o conteúdo do curso e estabelecendo relação deste com a vida nacional e com os desafios do Partido na Região da Baixada Santista.

Para os dirigentes do PCdoB de Santos Thiago e Nicoly, o curso desempenhou importante papel para o esclarecimento da tática política e eleitoral do Partido no estado. Galindo, do PCdoB de São Vicente, tem a mesma opinião, e solicitou à Comissão Estadual de Formação, datas disponíveis para a realização do CPE em seu município.

O CPE é um curso concebido pelo Comitê Estadual para formar com rapidez militantes e quadros do PCdoB do estado de São Paulo. Não substitui os cursos da grade da Escola Nacional João Amazonas. Antes, os reforça. Nos dias que vão de 31 de maio a 3 junho, por exemplo, o PCdoB-SP promove o Curso Conceitos Básicos de Marxismo-Leninismo (Nível II), e vários dos que participaram dos CPEs estão nele inscritos.

Até o momento, foram realizados CPEs em Guarulhos, São José dos Campos e, agora, Santos. Sorocaba e Mogi das Cruzes já agendaram suas aulas. Outros municipais desejam aplicar o Curso e procuram abrir datas em seus calendários de atividades.

Ao municipal, distrital, base, frente ou candidatura que queira aplicar o curso para seus filiados, amigos e apoiadores, a Secretaria Estadual de Formação orienta que envie mensagem para [email protected], ou entre em contato com o Comitê Estadual.