May se nega a mudar lei de aborto na Irlanda do Norte

A primeira-ministra britânica, Theresa May, enfrenta um embate com ministros e parlamentares seu partido Conservador, por se recusar a apoiar a reforma das regras altamente restritivas ao aborto na Irlanda do Norte, após a votação da Irlanda para liberalizar suas leis

Theresa May

Os eleitores na Irlanda, uma nação outrora profundamente católica, apoiaram a mudança com uma maioria de dois para um, uma margem muito maior do que qualquer pesquisa de opinião no período que antecedeu a votação havia previsto.

A primeira-ministra está enfrentando pedidos de dentro de seu gabinete para acabar com as regras rígidas sobre o aborto na Irlanda do Norte e alinhar a lei com o resto do Reino Unido.

Penny Mordaunt, ministra para Mulheres e Igualdade da Grã-Bretanha, disse que a vitória da legalização do aborto deve trazer mudanças para o norte da fronteira com a Irlanda.

“Um dia histórico e grande para a Irlanda e uma esperança para a Irlanda do Norte”, disse Mordaunt. “Essa esperança deve ser satisfeita.”

Uma porta-voz de May disse no domingo que a modificação das regras deve ser feita apenas por um governo da Irlanda do Norte, que está sem um executivo delegado desde janeiro do ano passado, depois que um acordo de compartilhamento de poder entrou em colapso.

May tuitou no domingo para “parabenizar o povo irlandês por sua decisão”, mas ela não mencionou o que o resultado significaria para a Irlanda do Norte.

A Irlanda do Norte tem algumas das leis mais restritivas do aborto na Europa, com até mesmo estupro e anormalidade fetal fatal não são consideradas fundamentos legais para a interrupção da gravidez. E, ao contrário de outras partes do Reino Unido, os abortos são proibidos, exceto quando a vida ou a saúde mental da mãe está em perigo.

Desde o colapso de uma administração de compartilhamento de poder na Irlanda do Norte, autoridades britânicas tomaram decisões importantes na região e isso significa que o governo poderia legislar diretamente, apesar de a saúde ser um problema descentralizado.

Mas qualquer movimento para mudar a lei poderia desestabilizar o governo britânico, contrariando o Partido Socialista Democrático, socialmente conservador, do qual May depende para sua maioria parlamentar.