Frentes reforçam atos nesta quarta pela redução do combustível

As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgaram convocação às entidades que as compõem para que somem esforços nesta quarta-feira (30) nos protestos pelo país dos caminhoneiros e petroleiros. O Dia Nacional de Luta denuncia a política de reajuste de preço dos combustíveis praticada pela Petrobras sob a orientação do governo de Michel Temer. 

Por Railídia Carvalho

povo sem medo e frente brasil popular

Os caminhoneiros estão há oito dias em greve enquanto os petroleiros realizam nesta quarta paralisação de 72 horas. Há possibilidade de greve geral desta categoria a partir de junho. Centrais sindicais e movimentos populares reforçam mobilização nesta terça-feira (29). 

“Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta” é o título da convocação das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgada nesta segunda-feira (28) após reunião. O documento apoia a luta dos caminhoneiros e a greve de advertência dos petroleiros nesta quarta. Critica a política para os combustíveis adotada pelo governo de Michel Temer e Pedro Parente, presidente da Petrobras.

“Submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional”, diz a nota. “O valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos, exige respostas imediatas”, completa o documento. As frentes reivindicam a saída de Pedro Parente da Petrobras, a mudança da política de combustíveis do governo e a suspensão dos processos de privatização da estatal.

Golpe resultou em caos

“Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental a garantia de eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de repressão”, reiterou a convocação das centrais.

De acordo com a organização das Frentes, ficará a cargo dos movimentos social e sindical em cada estado o formato dos protestos, que podem ser em frente a empresas da Petrobras ou atos em locais públicos. Ao longo desta terça-feira, as frentes divulgarão os locais dos protestos pelo Brasil.