Temer tem 82% de reprovação e é presidente mais impopular da história

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (10) mostra que 82% dos brasileiros consideram o governo de Michel Temer ruim ou péssimo. Trata-se do maior percentual de reprovação de um presidente já medido pelo instituto desde a redemocratização.

michel temer

O levantamento ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios, entre os últimos dias 6 e 7 deste mês, ou seja, após a greve dos caminhoneiros que paralisou o país, motivada pelos seguidos reajustes no preço do diesel.

Segundo o Datafolha, apenas 3% dos brasileiros consideram o governo Temer ótimo ou bom, enquanto outros 14% acham a gestão do peemedebista regular. A pesquisa revela que a reprovação do presidente aumentou 12 pontos percentuais desde abril. Naquela ocasião, 70% consideravam seu governo ruim ou péssimo.

A impopularidade de Temer  é generalizada. Cresceu entre as pessoas de todas as faixas de renda e escolaridade e em todas as regiões do país. No Nordeste, a rejeição a ele atinge 87%.

Há mais de dois anos no poder e sem conseguir retormar o crescimento da economia, Temer tem índice de reprovação maior que qualquer outro presidente do país. Supera os 71% que Dilma Rousseff alcançou em agosto 2015, dois anos antes de ser afastada da Presidência. 

José Sarney e Fernando Collor, que também sofreu impeachment, tiveram como pior índice 68%. Fernando Henrique Cardoso chegou a 56% de impopularidade, e Itamar Franco, a 41%. Já o ex-presidente Lula, atualmente pré-candidato à Presidência e preso num processo questionado por grande parte da comunidade jurídica,  teve a sua maior tava de reprovação calculada em 29%, em dezembro de 2005.