Bancos exploram mais os brasileiros

Santander cobra dos brasileiros juros vinte vezes maiores que dos espanhóis, onde têm sua matriz.

Por Paula Zarth Padilha

Agência do Banco Santander em São Paulo

As instituições financeiras continuam lucrando alto na crise, especialmente na conjuntura pós-golpe de 2016. Os bancos privados Santander, Itaú e Bradesco, lucraram juntos R$ 14,3 bilhões no 1º trimestre de 2018.

O Santander Brasil foi o responsável por 27% do lucro mundial do banco espanhol. O Jornal do Brasil divulgou que o banco cobra dos clientes brasileiros taxas de juro vinte vezes maiores que dos espanhóis, onde têm sua matriz.

O bancário Everaldo Ribeiro, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos  Bancários de Guarapuava, explica que o sistema financeiro brasileiro permite essa prática abusiva, através, principalmente, do spread alto, com juros, tarifas e taxas.

“O Santander não tem responsabilidade com a sociedade e com o desenvolvimento econômico do país, pois não há uma política de governo e do Banco Central que obrigue essa contrapartida dos bancos estrangeiros”. O Santander é segundo em reclamações no Banco Central, por irregularidades nas operações de cartão de crédito, internet banking, cobrança irregular de tarifas, entre outros.