Uece e Sindjorce vão oferecer curso “Comunicação e Igualdade Racial”

A orientadora da Célula de Educação Superior da Secitece, professora Rose Jane Albuquerque, representou a secretária Nágyla Drumond em uma reunião na Universidade Estadual do Ceará, que tratou da nova parceria a ser firmada entre Uece e Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Conselho de Igualdade Racial define prioridades da gestão - Reprodução

No encontro foram discutidos os detalhes do termo de cooperação que será assinado pelas duas partes para a oferta do curso "Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial", com 40 vagas, voltadas aos profissionais da Comunicação.

Participaram da reunião os pró-reitores de Extensão e de Assuntos Estudantis da Uece, Fernando Roberto Ferreira e Emerson Mariano da Silva, respectivamente. Pelo Sindjorce, estiveram presentes a presidente Samira de Castro e o secretário geral, Rafael Mesquita.

Sobre a formação

O curso "Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial" leva o nome do jornalista, ator, político e militante Abdias Nascimento (1914-2011), que lutou contra o racismo e foi destaque da consciência negra no Brasil. A formação quer trazer para a comunicação os avanços que a Lei n.º 10.639/2003 deu à educação, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas.

O projeto irá oferecer a jornalistas, fotógrafos, publicitários, radialistas e comunicadores populares uma capacitação que envolva o entendimento da construção social e da comunicação brasileiras, organização sociopolítica, história e cultura da população negra, valores civilizatórios afro-brasileiros, legislação antirracista e construção de projetos em comunicação que projetem essa diversidade nos veículos de comunicação, campanhas publicitárias e ações em comunicação popular.