O desaparecimento do companheiro Domenico Losurdo

A associação político-cultural italiana MarXXI publicou uma nota de pesar pela morte do filosofo e intelectual marxista Domenico Losurdo, além de divulgar a declaração de Ruggero Giacomini, secretário do Partido Comunista Italiano (PCI)

Domenico Losurdo

Recebemos com dor imensa a notícia da morte do companheiro Domenico Losurdo, intelectual marxista de fama internacional, militante comunista que lutava pela paz, antimperialista e presidente da Associação político-cultural MarXXI, onde colaborou com o site por meio de numerosas reflexões e analises. 

Damos nosso apoio à sua família e aos seus companheiros de partido, divulgando o que escreveu Ruggero Giacomini no site oficial do PCI.

É com imensa dor que recebemos a notícia da morte de Domenico Losurdo, companheiro e amigo, homem de cultura entre as maiores personalidades do nosso país, intelectual marxista de fama internacional, militante político revolucionário entre os fundadores e militantes do nosso partido e membro do Comitê Central. 

Atacado por um mal descoberto recentemente e que avançou rapidamente, o companheiro Losurdo teve a sua última iniciativa publicada no dia 7 de abril, em uma conferência sobre "Marxismo e comunismo 200 anos depois do nascimento de Marx. Ele quis caracterizar seu discurso naquela ocasião com uma ênfase particular no caráter universalista e altamente moral do movimento comunista que começou com Marx, e que afirmou e afirma a unidade da raça humana, contra todas as formas de discriminação, de classe de sexo e povos; e recordou o compromisso contra as guerras neocoloniais, o neonazismo e o neo-racismo, avançando perigosamente na Europa e também na Itália.

Originário da Puglia, Losurdo vivia nas Marches, província de Pesaro, desde os anos sessenta. Primeiro deu aulas no Instituto magistral de Urbino e depois na Universidade, por muitos anos.

Aos famíliares deixados, à sua esposa e querida companheira Hute e ao filho Federico, exprimimos nesse triste e dolorido momento as nossas condolências e a nossa fraterna companhia. 

Ruggero Giacomini