Eleição de López Obrador é vitória do México e da América Latina

A Secretaria de Política e Relações Internacionais do PCdoB emitiu nota, na tarde desta segunda-feira (2), em que saúda o presidente eleito do México, López Obrabor, e povo mexicano, pela vitória obtida na eleição realizada neste domingo (1). O documento afirma que o resultado eleitoral "é uma dura derrota para a direita e para o imperialismo e representa uma esperança para os povos latino-americanos em meio à contraofensiva conservadora que assola a região". Leia a íntegra da nota:

López Obrador

Vitória do México e da América Latina

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador e o povo mexicano pela contundente vitória alcançada neste domingo, quando López foi eleito presidente da República. No momento em que esta nota é redigida já estão apurados 70% dos votos e Obrador mantêm mais de 53% dos sufrágios, contra 22,52% do seu adversário mais próximo, Ricardo Anaya.

A apuração também indica que a coligação que sustentou a candidatura de López Obrador fará a maioria entre deputados e senadores.

Esta é uma vitória de grande monta. Obrador, homem de esquerda e de sólidas convicções progressistas, prometeu durante a campanha defender a soberania nacional e a dignidade do México, aviltada pelos ataques de Trump contra os imigrantes e a economia mexicana. Combateu o neoliberalismo e disse que iria atacar principalmente as razões que condenam milhões de mexicanos à exclusão e à pobreza.

Unidas contra sua candidatura estavam as máfias criminosas do narcotráfico e o aparelho policial corrupto, instrumentos das oligarquias locais, que recorrem rotineiramente ao assassinato político como método de intimidação da luta popular, o que não cessou durante a campanha.

A mídia empresarial mexicana desde o domingo, já sabendo, pelas pesquisas, que a vitória da esquerda era praticamente certa, lançava a pergunta: “Conseguirá Obrador governar?”, questionamento que na verdade traz embutida uma clara ameaça.

A eleição de López Obrador, no entanto, é uma dura derrota para a direita e para o imperialismo e representa uma esperança para os povos latino-americanos em meio à contraofensiva conservadora que assola a região.

A vitória progressista foi construída com habilidade política, mas o que predominou, sendo fator decisivo, foi a postura corajosa, digna e franca de Obrador ao denunciar de forma contundente e sem meias-palavras, ao povo mexicano, sobre quem são os verdadeiros inimigos do desenvolvimento e da justiça, predicado que traz valioso ensinamento às forças políticas de esquerda da América Latina.

Ao Movimento de Regeneração Nacional (Morena) e ao Partido do Trabalho (PT), principais forças políticas que impulsionaram esta importante vitória, nossas calorosas felicitações e nossos votos de pleno sucesso frente aos imensos desafios que terão que superar na construção de um novo tempo para o povo irmão mexicano.

José Reinaldo Carvalho
Responsável pela Secretaria de Política e Relações Internacionais