Ildo Sauer: ‘Estão privatizando a Petrobras e ninguém vê’

Ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras no governo Lula, o engenheiro Ildo Sauer, vice-diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, critica a venda de ativos da estatal com o objetivo de reduzir seu endividamento e acusa: “Estão privatizando a Petrobras e ninguém vê”, diz, em entrevista ao Jornal do Brasil.

Ildo Sauer - Reprodução TVT

Sauer diz ser embuste da mídia a versão de que a estatal não tem capacidade de investir por estar endividada. “Com garantia do petróleo, os chineses financiariam”. E condena “o putrefato governo Temer” pela abertura de 70% do óleo do pré-sal que a própria Petrobras descobriu”.

Segundo ele, o plano de negócios da Petrobras, que foca a venda de ativos, "não está à altura do Brasil, nem da Petrobras". "Há um enorme equívoco na forma como o atual governo e os gestores tratam a empresa, como se fosse um negócio convencional, subordinado às regras do sistema financeiro do eixo Nova Iorque-Londres". Para Sauer, as pessoas entendem que o único papel da empresa é "gerar dividendos e prestar contas sob ótica míope que só olha o curto prazo".

Na sua avaliação, a Petrobras passou, especialmente de 2011 para cá, por um processo de má gestão, de ausência de visão estratégica e de instrumentalizacão. "Mas a resposta dada agora em função da má gestão nos projetos de refinaria é absolutamente escandalosa. De acordo com ele, Ivan Monteiro – atual presidente da Petrobras – é o continuador de uma estratégia que "pode ser o início do fim da Petrobras".

"As soluções que deram foram as piores possíveis: vender ativos como campos de petróleo, além de refinarias e gasodutos construídos a preços elevados em momento de baixa do petróleo e alta do aço. Vender gasodutos para a Brookfield e depois pagar valores de pedágio que, em dois ou três anos, se equiparam ao montante recebido, é absolutamente equivocado. Uma empresa que tem controle potencial da produção de 100 bilhões de barris, não deveria se submeter aos ditames da ortodoxia financeira. Deveria buscar parceiros como a China e a Índia para garantir créditos e aumentar a capacidade de produção. Não era o caso de amputar, mas sim de empreender", afirma.

Sauer declata que a Petrobras passa por "uma privatização explícita", embora a população seja contrária ao desmonte. "Se privatiza três mil quilômetros de gasodutos e as pessoas não sabem. Entregaram o campo de Carcará, por menos de US$ 2 o barril, quando a Petrobras pagou entre US$ 8/11 à União pelo óleo que ela mesmo descobriu. A população é contra a privatização, mas estão privatizando. Dizem que estão repassando ativos para tapar o buraco deixado pela má gestão anterior. Este é o discurso. mas é tudo mistificação. Também usam os escândalos para legitimar a ortodoxia financeira como a única capaz de salvar a empresa e destruir valor da população brasileira. É um modelo de negócio errado. No futuro, aparecerão as verdadeiras razões, hoje impublicáveis".