Aprece: Projeto tornará Serra da Ibiapaba pólo de produção de rosas

Uma comitiva formada por representantes de diversas instituições visitou o município de São Benedito nesta semana para conhecer o projeto Rosas da Ibiapaba. A comitiva formada por membros do Banco do Nordeste (BNB), Sebrae-CE, Adece e Agropolos e a Aprece, além de representantes do setor produtivo, da cadeia do turismo e da gastronomia do Estado.

Aprece: Projeto tornará Serra da Ibiapaba pólo de produção de rosas

O objetivo da iniciativa foi debater o projeto que tem como meta transformar a Serra da Ibiapaba em um dos maiores polos brasileiros de produção de rosas. A programação também incluiu visita ao Santuário de Fátima, Fazenda Lagoinha e à floricultura Reijers.

Um das dificuldades enfrentadas pelos produtores locais é tornar a região mais conhecida para o mercado consumidor, destaca Roberto Reijers, proprietário da Reijers. "Até um tempo atrás, as flores consumidas no Norte e Nordeste vinham de São Paulo. Agora já temos condições de abastecer com todas as variedades. É preciso reverter essa posição e atrair grandes compradores", enfatiza.

Dados

São 77.2 hectares de rosas cultivadas na área da Ibiapaba. Apenas 5% são silvestres. São 20 produtores na região, com 795 empregos. Capacitação de 302 jovens.