Meirelles é o candidato, mas “muita água pode rolar”, diz Jucá

A cúpula do MDB ligada à Michel Temer experimenta o isolamento, diante da rejeição ao governo ilegítimo de Michel Temer. Escanteado, o presidente do MDB, Romero Jucá (RR) tenta dar um verniz na situação da legenda e diz que eles estão preparados para “sair sozinho” na campanha ao Palácio do Planalto.

Romero Jucá - Antônio Cruz/Agência Brasil

“A posição do centrão não muda nada para nós. Temos tempo de TV suficiente no horário eleitoral e capilaridade nos Estados. Estamos preparados para sair sozinhos e não vejo qualquer problema nisso”, garantiu Jucá.

Apesar do discurso, o candidato da cúpula, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, não tem a garantias de que será o candidato da legenda, já que enfrenta a resistência interna, diante dos baixos índices apontados nas pesquisas de intenções de voto.

A incerteza é tanta, que Jucá ficará em Brasília nos próximos dias para tentar assegurar o apoio ao pré-candidato. Jucá diz que, pelas contas, Meirelles já tem maioria para vencer a convenção da legenda, marcada para 2 de agosto.

Tudo indica que, mesmo fazendo da pré-candidatura de Meirelles a sua grande estratégia, o plano do MDB será se juntar ao bloco da direita formado por DEM, PP, Solidariedade e PRB, conhecido como centrão, com Alckmin. Jucá, no entanto, diz que não fechou nenhuma aliança com outros partidos, mas que as portas estão abertas. A legenda que sozinha tem o maior tempo de propaganda não será descartada tão facilmente.

"Está todo mundo conversando com todo mundo. Até o fim do mês muita água pode rolar", afirmou Jucá. Antes de o centrão fechar com Alckmin, Meirelles tentou atrair o bloco para sua campanha chegando a oferecer a vaga de vice na chapa ao empresário Flávio Rocha, filiado ao PRB, que acabou desistindo de ser candidato ao Planalto.

Demonstrando que jogam sempre no mesmo time, a cúpula da legenda também atuou para favorecer as negociações de Alckmin com o centrão. O governo ameaçou tirar cargos daqueles que decidissem se unir a Ciro.