Comunidade do Gesso reunirá o Cariri para brincar

Diversas instituições do Cariri estão mobilizadas para realizar no período de 22 a 26 de agosto, a I Mostra do Brincar, na Comunidade do Gesso, no Crato. O evento transformará o lugar durante cinco dias num espaço para brincadeiras e jogos populares.

Comunidade do Gesso reunirá o Cariri para brincar

A brincadeira é um importante instrumento para o desenvolvimento social e intelectual das crianças, por isso merece ser incentivada. Para a narradora e educadora Elisabete Pacheco, que integra o Coletivo Camaradas, a Mostra do Brincar possibilitará a desaceleração da vida e criará possibilidades de partilha, união e trocas afetivas. “O Coletivo faz isso o tempo inteiro, brinca com as palavras nas rodas de poesia, brinca nos muros com os grafites e as crianças estão sempre ocupando as ruas com as suas brincadeiras”, destaca Elisabete.

A Mostra será composta por oficinas, maratonas de brincadeiras coordenadas pelas crianças, apresentações de grupos artísticos, feira de sustentabilidade, exibições de filmes, rodas de poesias, intervenções urbanas e o passeio ciclístico munganga.

A pedagoga Evecris Keylla, que coordena a Brinquedoteca Popular do Coletivo Camaradas, destaca que esse evento é uma forma de juntar o velho e o novo resgatando as brincadeiras antigas e descobrindo novas formas de brincar. “A Mostra tem a importância de contribuir para a construção dos indivíduos”, ressalta a pedagoga.

O evento é uma idealização do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Projeto Nova Vida, SCAN, SOAFAMC, Museu e Escolas de Artes – MEARC, Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Federal do Cariri – UFCA, Prefeitura Municipal do Crato, Narradores do Cariri, SAAEC, Aldeias, Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários – ITEPS, Mistério da Cultura e escolas do Território Criativo do Gesso.